Mato Grosso
Trecho da Miguel Sutil é interditado por questões de segurança
Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informa que, a partir desta segunda-feira (28.7), será necessário interditar um trecho da Avenida Miguel Sutil, próximo à entrada do bairro Jardim Leblon, por medida preventiva de segurança.
A interdição ocorre na pista sentido Rodoviária–Coxipó, ao lado da obra da nova trincheira que está sendo executada no acesso à Rua Boa Vista. Com o avanço das escavações e o tráfego intenso de veículos muito próximo ao corte da nova trincheira, foram identificados indícios de movimentação do solo e do pavimento. Para evitar qualquer risco de desmoronamento, a medida de interdição foi adotada de forma emergencial.
Como ação preventiva, o consórcio responsável pela obra instalou uma estrutura de contenção provisória para reduzir a pressão sobre o terreno. Contudo, a liberação da pista dependerá da conclusão do remanejamento da rede de energia elétrica pela concessionária responsável. Essa ação é fundamental para permitir o alargamento da pista e o afastamento seguro do tráfego em relação à área escavada.
Enquanto durar a interdição, o trânsito será desviado por rotas alternativas dentro do bairro Areão. A principal rota de desvio será pela Rua Amaral Moreira, ao lado do Ministério da Adoração para as Nações, seguindo até a Avenida Ministro Fernando Costa. Em seguida, os motoristas deverão acessar à direita a Rua Dr. Euricles Mota e sair na Rua 1, entre as Lojas G e a concessionária Gramarca.
Outra opção de desvio é o acesso pela Rua Boa Vista, ao lado da Carajás Pneus, com continuação até a Rua Ministro Fernando Costa.
Ainda não há data para o fim da interdição, que permanecerá até que seja possível retornar o trânsito com segurança.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
MPMT sedia Dia C de capacitação sobre proteção às mulheres
Cuiabá será uma das 27 capitais brasileiras a sediar, nesta quarta-feira (2), o Dia C de Capacitação – Atendimento, Proteção e Perspectiva de Gênero na Segurança Pública. O evento, que ocorre simultaneamente em todo o país, será realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), na sede das Promotorias de Justiça da Capital, reunindo integrantes das instituições de segurança pública e do sistema de justiça para fortalecer ações de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.A programação terá início às 9h, com credenciamento e recepção dos participantes. A abertura oficial contará com a presença do procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino, procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, além de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Justiça, Polícia Militar e Polícia Civil.Promovido nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Ministério das Mulheres, o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), o Dia C tem como objetivo qualificar a atuação dos profissionais da segurança pública, fortalecer a rede de proteção e ampliar as estratégias de prevenção e enfrentamento das violências de gênero.Ao longo do dia, os participantes acompanharão três eixos temáticos voltados ao aprimoramento do atendimento às vítimas. O primeiro abordará a perspectiva de gênero na atuação dos profissionais de segurança pública e terá como facilitadora a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela. Já o segundo eixo discutirá acolhimento e atendimento sem revitimização, com exposições da promotora de Justiça Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes de Oliveira, da delegada de Polícia Civil Judá Maali Pinheiro Marcondes e da capitã Denyse Valadão, da Patrulha Maria da Penha.Encerrando a programação, o terceiro eixo tratará das medidas protetivas de urgência e da avaliação de risco, com apresentações da promotora de Justiça Claire Vogel Dutra e da delegada Judá Maali Pinheiro Marcondes, sob mediação do promotor de Justiça Tiago de Sousa Afonso da Silva.A capacitação integra uma mobilização nacional que será realizada simultaneamente nas capitais brasileiras e em dezenas de municípios do interior, com foco na construção de uma rede de proteção mais humanizada, eficiente e comprometida com a garantia dos direitos das mulheres e meninas. Em Mato Grosso, a iniciativa é realizada pelo MPMT, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional e do CAO sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Cuiabá4 dias atrásParque da Família recebe vistoria técnica e avança para entrega com nova estrutura de lazer na região Norte
-
Cultura4 dias atrásFestival de Gramado termina neste sábado com entrega dos troféus
-
Cultura4 dias atrásCom 4 kikitos, “Feito Pipa” é o grande vencedor do Festival de Gramado
-
Cultura4 dias atrásFestival de Inverno de Campina Grande vai até o dia 30 de agosto
-
Mato Grosso4 dias atrásConselho Fiscal do Senac reúne ministros e representantes nacionais em Cuiabá pela primeira vez
-
Cultura4 dias atrásArtistas comentam desafios e oportunidades na carreira
-
Política4 dias atrás”Não vou dormir direito com gente morando mal”, afirma Pivetta ao defender reforma urbana em municípios de MT
-
Mato Grosso4 dias atrásMP investiga suspeita de irregularidade no tratamento da água
