Mato Grosso
Investimentos do Governo vão inserir Nobres no cenário turístico nacional, afirma prefeito
Mato Grosso
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes inauguraram, nesta sexta-feira (05.12), a nova praça do Distrito de Bom Jardim, em Nobres, e lançaram uma série de obras que vão impulsionar o turismo na região, proporcionando oportunidades de melhoria de vida para a população.
A nova praça do distrito recebeu investimento de R$ 7,8 milhões em recursos próprios do Governo do Estado. O espaço terá playground, academia, quiosques de alimentação e será um local de convivência para moradores e turistas.
O governador Mauro Mendes destacou que Nobres e Bom Jardim sempre tiveram muito potencial, mas careciam de infraestrutura para poder se desenvolver. “Aqui não tinha lugar para sair, não tinha calçada, não tinha esgoto”, afirmou. “Mas quando a gente investe aqui, cria o potencial para virar um produto turístico e aumentar a quantidade de visitantes”, completou.
Segundo o governador, o investimento atrai visitantes não apenas para Bom Jardim, mas impulsiona o turismo em outros locais. “Se o Governo não fizer a infraestrutura, isso ficaria sendo cantado, mas não iria para frente. Agora, não tenho dúvida nenhuma de que nos próximos anos vamos ter orgulho do potencial turístico de Nobres”, afirmou.
Uma das obras com ordem de serviço assinada nesta sexta-feira (05) foi para asfaltar todas as ruas do Distrito. O serviço será realizado por meio de um convênio assinado com a prefeitura, que também está construindo junto com o Estado redes de esgoto e água em Bom Jardim.
“Essa urbanização é importante para inserir Bom Jardim no cenário nacional, para a capacidade de receber turistas. Nobres é um município pequeno, pobre em arrecadação, mas rico em oportunidades. Por isso a parceria do Governo é importante”, afirmou o prefeito de Nobres, José Domingos Fraga.
O Governo do Estado também assinou a ordem de serviço para asfaltar 29,3 km da MT-351, ligando Bom Jardim até a BR-163, em Diamantino, além de construir três pontes de concreto no caminho.
O vice-governador Otaviano Pivetta explicou que essa obra será importante para criar uma nova rota turística. “Vamos interligar toda a região da BR-163, onde está localizada mais da metade da economia mato-grossense, com Bom Jardim. Esse é um gesto do Governo de que Nobres e Bom Jardim são importantes para Mato Grosso”, disse.
Também foi assinada a ordem de serviço para asfaltar a estrada que liga Bom Jardim até o Sesc Serra Azul, local de uma cachoeira famosa e outras atrações. O Governo também lançou a estruturação da Gruta da Lagoa Azul, fechada a muitos anos, e que passará a ter acesso asfaltado, estacionamento e trilha até a gruta, obras já em fase de licitação.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, o Governo não investe apenas no turismo, mas na população da região. “Nós temos clareza de que precisamos cuidar da nossa gente, das nossas pessoas, dos moradores daqui. Essas obras também vão atender a população. Mas, o turismo vai impulsionar a economia de Bom Jardim e gerar oportunidades”, disse.
O governador Mauro Mendes ainda assinou a autorização para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) firme um convênio para asfaltar ruas da sede municipal de Nobres, em um investimento de mais de R$ 7 milhões.
O deputado estadual Chico Guarnieri destacou atuação do Estado. “O que o governador Mauro Mendes vai entregar de asfalto é mais do que Mato Grosso fez em 300 anos. É um governo de realizações, um governo que faz, que entrega e leva para toda a sociedade também obras como escolas, creches e moradia”.
Já a senadora Margareth Buzetti destacou a visão do governo em investir na região de Nobres e lembrou que há pouco tempo não havia nenhuma infraestrutura no local.
Escrituras
O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) também entregou 265 escrituras definitivas de terrenos para moradores tanto de Nobres, quanto de Bom Jardim. Trabalho que foi destacado pelo presidente da autarquia, Francisco Serafim.
“Estamos entregando escrituras em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Estamos com 30 mil escrituras em cartório para entregar, porque essa é a determinação do Governo Mauro Mendes, de fazer tudo o que for possível para facilitar a vida da população”, afirmou.
Também estiveram presentes na agenda os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Ouvidoria do MPMT participa de mutirão com 3,5 mil atendimentos
A Ouvidoria Geral do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) participou, no sábado (29), da ação social Cuiabá em Ação, realizada na Faculdade Fasipe, no bairro CPA I, em Cuiabá. A iniciativa reuniu diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e orientação jurídica, contabilizando 3.580 atendimentos na capital mato-grossense e a oferta de 600 vagas de emprego à população.Desde as primeiras horas da manhã, moradores formaram filas em frente ao local para garantir acesso aos serviços disponibilizados. Ao longo da ação, a Ouvidoria do Ministério Público realizou atendimentos, esclareceu dúvidas dos cidadãos e apresentou os canais institucionais disponíveis para o recebimento de manifestações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios.A ouvidora geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres Campos, destacou a importância da presença da instituição em iniciativas que aproximam o Ministério Público da população.“A satisfação de estar aqui com a Ouvidoria do Ministério Público é muito grande. A Fasipe fez um evento maravilhoso dando a essa população o atendimento que ela precisa. Estar aqui é cumprir a missão institucional do Ministério Público”, afirmou.Segundo o diretor da Fasipe Cuiabá, Olmir Bampi Júnior, a população teve acesso a aproximadamente 40 tipos de serviços, incluindo consultas médicas e odontológicas, atendimento oftalmológico e orientações jurídicas. “Ter o MPMT, por meio da Ouvidoria Geral, somando forças nesses atendimentos com a Fasipe Cuiabá é de extrema importância”, ressaltou.Entre os beneficiados pela ação estava a assistente administrativa Joanice Jardim, que elogiou a qualidade dos atendimentos oferecidos. “Amei o atendimento. Os profissionais são muito bem capacitados. Isso é muito bom para a população, ter todos os tipos de atendimento”, declarou.Além de Cuiabá, o mutirão foi realizado simultaneamente nos municípios de Sinop, Rondonópolis, Sorriso e Primavera do Leste, totalizando 15.610 atendimentos. Os serviços de saúde estiveram entre os mais procurados pela população, reforçando a relevância da iniciativa para ampliar o acesso gratuito a atendimentos essenciais e promover cidadania.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Cuiabá4 dias atrásParque da Família recebe vistoria técnica e avança para entrega com nova estrutura de lazer na região Norte
-
Cultura4 dias atrásFestival de Gramado termina neste sábado com entrega dos troféus
-
Cultura4 dias atrásCom 4 kikitos, “Feito Pipa” é o grande vencedor do Festival de Gramado
-
Cultura4 dias atrásFestival de Inverno de Campina Grande vai até o dia 30 de agosto
-
Mato Grosso4 dias atrásConselho Fiscal do Senac reúne ministros e representantes nacionais em Cuiabá pela primeira vez
-
Mato Grosso4 dias atrásMP investiga suspeita de irregularidade no tratamento da água
-
Cultura4 dias atrásArtistas comentam desafios e oportunidades na carreira
-
Política4 dias atrás”Não vou dormir direito com gente morando mal”, afirma Pivetta ao defender reforma urbana em municípios de MT
