Mato Grosso
Cridac entrega 260 aparelhos auditivos pelo SUS em mutirão de atendimentos
Mato Grosso
O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade especializada da Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza um mutirão, de segunda (14.7) a sexta-feira (18.7), para conceder aparelhos auditivos bilaterais a 130 pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os beneficiários são moradores de todo o Estado. O mutirão atende, em sua maioria, adultos com mais de 40 anos e idosos com perda auditiva relacionada à idade (presbiacusia). A maior parte dos pacientes atendidos está usando o aparelho pela primeira vez.
“Em mutirões como esse, a nossa gestão trabalha com agilidade para dar mais qualidade de vida e dignidade às pessoas com perda auditiva. Podemos dizer que fazemos os pacientes terem mais acesso à comunicação e, assim, mudamos vidas para melhor”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a diretora do Cridac, Suely Souza, o atendimento consiste em entrevista detalhada com o fonoaudiólogo, para coletar informações sobre a história clínica do paciente, e exame de audiometria para avaliar sua capacidade auditiva. Em caso de necessidade, há a realização do molde para colocação da prótese.
“Depois, são feitos diversos testes e ajustes, e os aparelhos auditivos são entregues. São sete fonoaudiólogos atendendo simultaneamente para prestar um serviço eficiente a tantas pessoas neste mutirão”, destacou Suely.
De acordo com a fonoaudióloga Flávia Leme Rodrigues, que trabalha no Cridac desde 2004, todos os aparelhos auditivos distribuídos são importados, principalmente de marcas europeias, como dinamarquesas e suíças, e fornecidos gratuitamente pelo SUS.
“Há tamanhos diferentes de aparelhos, que dependem do grau da perda de audição dos pacientes. Então, é como óculos, uns mais grossos para quem enxerga menos. Temos aparelhos bem pequenininhos, aparelhos maiores para quem tem uma perda mais acentuada e aqueles que vão dentro da orelha, o intracanal, que se posiciona dentro do ouvido. Trabalhamos com uma série de produtos”, explicou.
Dependendo da perda auditiva, é entregue um aparelho específico. Os modelos com fio já são concedidos e adaptados na hora. No caso do dispositivo intracanal, é necessário fazer o molde, e o paciente retorna alguns dias depois para buscá-lo. O ajuste do aparelho é essencial, podendo ser feito gradualmente, programado no próprio dispositivo ou em retornos, conforme a necessidade.
“A gente quer chegar próximo a uma audição normal. Essa é a meta. Nem sempre conseguimos isso no primeiro dia, logo após colocar o aparelho, porque muitas vezes o paciente já está há muito tempo em privação auditiva, ouvindo quase nada. Então, se ativamos todos os sons de uma vez, às vezes ele não suporta”, acrescentou.
A durabilidade do aparelho é superior a cinco anos. Os cuidados incluem não molhá-lo e retirá-lo para dormir. Junto com o aparelho auditivo, o paciente recebe uma cartela de pilhas, um kit de limpeza e um desumidificador — recipiente no qual o aparelho é guardado à noite, para prolongar sua vida útil.
“A escuta do aparelho, o som que ele transmite, é igual ao som da nossa voz. Não é um som mecânico nem metálico, o que proporciona bastante conforto ao paciente”, afirmou a fonoaudióloga.
A autônoma Edilaine Guimarães, de 47 anos, moradora da zona rural de Santo Antônio de Leverger, conta que teve perda auditiva devido a um problema genético. Ela esteve no Cridac nesta segunda-feira (14) e elogiou o atendimento.
“Tem mais de 30 anos que eu uso aparelho e já é a quarta vez que vou trocá-lo. Este ouvido aqui eu não ouço quase nada. É a minha salvação no dia a dia”, contou.
Os aposentados Durval dos Anjos Silva, de 68 anos, de Alta Floresta, e Elias Alves, de 71, de Cuiabá, também receberam novos aparelhos no mutirão. Durval disse que agora consegue ouvir até a respiração da fonoaudióloga. “Estou ouvindo bem”, afirmou.
A aposentada Florida Lydia Wagner, de 86 anos, moradora de Brasnorte, esteve com a filha e o genro no Cridac nesta terça-feira (15.7) e já saiu da unidade com seu primeiro aparelho auditivo. Ela foi orientada por uma fonoaudióloga e estava animada para conversar mais com seus sete filhos, 13 netos e dois bisnetos.
“Eu escutava, mas não entendia as conversas. Agora estou escutando bem. Meus filhos, seis moram todos lá em Brasnorte. Então, eles vêm muito passear lá em casa”, disse Florida.
Sobre o Cridac
O Cridac comemorou, no último domingo (13.7), 49 anos de atendimento especializado às pessoas com deficiência. O centro realiza atendimentos de alta complexidade e é referência no Estado no atendimento auditivo de crianças de 0 a 3 anos. De 2019 a 2024, o Cridac concedeu mais de 10 mil aparelhos auditivos.
O atendimento no Cridac é multidisciplinar, com fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais. A unidade conta com a parceria das prefeituras para organizar a logística de transporte de pacientes do interior e, se necessário, a estadia em Cuiabá.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Ouvidoria do MPMT participa de mutirão com 3,5 mil atendimentos
A Ouvidoria Geral do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) participou, no sábado (29), da ação social Cuiabá em Ação, realizada na Faculdade Fasipe, no bairro CPA I, em Cuiabá. A iniciativa reuniu diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social e orientação jurídica, contabilizando 3.580 atendimentos na capital mato-grossense e a oferta de 600 vagas de emprego à população.Desde as primeiras horas da manhã, moradores formaram filas em frente ao local para garantir acesso aos serviços disponibilizados. Ao longo da ação, a Ouvidoria do Ministério Público realizou atendimentos, esclareceu dúvidas dos cidadãos e apresentou os canais institucionais disponíveis para o recebimento de manifestações, denúncias, reclamações, sugestões e elogios.A ouvidora geral do MPMT, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres Campos, destacou a importância da presença da instituição em iniciativas que aproximam o Ministério Público da população.“A satisfação de estar aqui com a Ouvidoria do Ministério Público é muito grande. A Fasipe fez um evento maravilhoso dando a essa população o atendimento que ela precisa. Estar aqui é cumprir a missão institucional do Ministério Público”, afirmou.Segundo o diretor da Fasipe Cuiabá, Olmir Bampi Júnior, a população teve acesso a aproximadamente 40 tipos de serviços, incluindo consultas médicas e odontológicas, atendimento oftalmológico e orientações jurídicas. “Ter o MPMT, por meio da Ouvidoria Geral, somando forças nesses atendimentos com a Fasipe Cuiabá é de extrema importância”, ressaltou.Entre os beneficiados pela ação estava a assistente administrativa Joanice Jardim, que elogiou a qualidade dos atendimentos oferecidos. “Amei o atendimento. Os profissionais são muito bem capacitados. Isso é muito bom para a população, ter todos os tipos de atendimento”, declarou.Além de Cuiabá, o mutirão foi realizado simultaneamente nos municípios de Sinop, Rondonópolis, Sorriso e Primavera do Leste, totalizando 15.610 atendimentos. Os serviços de saúde estiveram entre os mais procurados pela população, reforçando a relevância da iniciativa para ampliar o acesso gratuito a atendimentos essenciais e promover cidadania.
Fonte: Ministério Público MT – MT
-
Cuiabá4 dias atrásParque da Família recebe vistoria técnica e avança para entrega com nova estrutura de lazer na região Norte
-
Cultura4 dias atrásFestival de Gramado termina neste sábado com entrega dos troféus
-
Cultura4 dias atrásCom 4 kikitos, “Feito Pipa” é o grande vencedor do Festival de Gramado
-
Cultura4 dias atrásFestival de Inverno de Campina Grande vai até o dia 30 de agosto
-
Mato Grosso4 dias atrásConselho Fiscal do Senac reúne ministros e representantes nacionais em Cuiabá pela primeira vez
-
Mato Grosso4 dias atrásMP investiga suspeita de irregularidade no tratamento da água
-
Cultura4 dias atrásArtistas comentam desafios e oportunidades na carreira
-
Política4 dias atrás”Não vou dormir direito com gente morando mal”, afirma Pivetta ao defender reforma urbana em municípios de MT
