Cultura
Porto Alegre tem festival de jazz e música instrumental neste sábado
Cultura
Neste sábado (28), a capital gaúcha é palco de uma maratona de jazz e música instrumental que acontece a partir das 11h no Instituto Ling. A terceira edição do Festival Villa do Jazz traz nove atrações que representam a diversidade da música instrumental brasileira. 

A abertura do evento fica por conta do Trio Bem-te-Vi, seguido por Fernando Peters Trio. Tem ainda as cantora gaúchas Dida Larruscain e Nina Nicolaiewski; o violonista cearense Cainã Cavalcante; o pianista pernambucano Fábio Leandro; a contrabaixista Lua Bernardo e o guitarrista Rob Ashtoffen, ambos de São Paulo; o clarinetista mineiro Caetano Brasil ao lado do pianista gaúcho Luiz Mauro Filho; e o encerramento fica por conta do pianista vencedor do Grammy Fábio Torres, junto do baterista Cainã Mendonça.
Pela tarde, o clarinetista Caetano Brasil ministra uma oficina gratuita sobre o choro contemporâneo.
Ingressos a partir de R$ 15. Mais informações no site institutoling.org.br.
Cultura
Ouro Negro: espetáculo em Recife celebra os 100 anos de Moacir Santos
Domingo (18) o palco do Teatro do Parque, em Recife, recebe um espetáculo que celebra o centenário do compositor, maestro, arranjador e multi-instrumentista pernambucano, Moacir Santos.

O musical “Canto e Encanto Pernambuco – Ouro Negro: 100 Anos de Moacir Santos” leva ao palco ritmos afro-brasileiros, influências do sertão e elementos do jazz que tornaram a obra do artista única. Além da música, o texto passeia por momentos marcantes de sua trajetória artística.
Autor do álbum clássico Coisas, lançado em 1965, e primeiro orquestrador negro da Rádio Nacional, Moacir deixou legado que inspirou outras referências da MPB como Baden Powell, João Donato, Sérgio Mendes, Paulinho da Viola e tantos outros.
Sua identidade musical ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento internacional quando ele passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1967. Por lá, lançou álbuns, continuou atuando como professor de música, fazendo parcerias com grandes nomes do jazz e da música instrumental; além de compor trilhas sonoras para filmes de Hollywood nas equipes de maestros como Henry Mancini.
A montagem do Musical, reunindo mais de 80 jovens e professores, é resultado do trabalho social de iniciação à música do Núcleo Musical Irmã Scheilla desenvolvido pela Fraternidade Espírita Peixotinho desde 2010.
A encenação será às 16h e os ingressos para o espetáculo estão disponíveis na plataforma Sympla.
-
Entretenimento6 dias atrásZé Vaqueiro grava DVD em Belém com participações de grandes nomes da música
-
Entretenimento5 dias atrásFafá de Belém emociona público em noite especial do Sarau durante o Círio de Nazaré
-
Polícia5 dias atrásForças de segurança de MT já frustraram 12 invasões de terras em 2026
-
Cultura5 dias atrásCírio de Nazaré: milhares de devotos visitam imagem de Nossa Senhora
-
Entretenimento7 dias atrásFora da TV, Eliana mostra habilidade na cozinha e ensina receita ‘irresistível’
-
Entretenimento7 dias atrásDuda Reis reúne registros fofos de momentos em família: ‘Últimos dias s2’
-
Polícia4 dias atrásPolícia Civil apreende adolescentes e recupera objetos furtados em Barra do Garças
-
Polícia4 dias atrásCorpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em papelaria
