Cultura

Dragão Nazárea: arte de rua como ocupação territorial anima Fortaleza

Publicado em

Cultura

Para  fortalecer o protagonismo das periferias na política cultural do estado do Ceará, o Núcleo de Articulação Territorial, realiza neste sábado (13) a primeira edição do Programa Dragão Nazárea.

O evento acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A iniciativa surge como mais uma alternativa de difusão das artes e da cultura nos territórios da Região Metropolitana da capital cearense. 

Inspirado e construído com as comunidades vizinhas ao Dragão do Mar, o Nazárea – expressão local usada para afirmar pertencimento e reconhecer a potência da produção de quem reside no entorno do Centro Cultural -, tem como público-alvo os jovens, artistas e demais moradores das periferias de Fortaleza.  A programação montada busca valorizar os talentos desses locais, gerando visibilidade, circulação e incentivando a economia criativa.

A estreia do projeto será no bairro Moura Brasil, a partir das 9h. Após um café comunitário, dez artistas visuais irão coordenar a pintura de um mural de cerca de 50 metros.  No período da tarde, a partir das 13h, vários artistas urbanos comandam um grafitaço coletivo aberto ao público. As pessoas presentes terão liberdade para intervir espontaneamente nos trechos disponíveis do muro, utilizando materiais e tintas extras disponibilizadas. Os Djs Nayma e Maze farão a trilha sonora enquanto o muro vai sendo coberto pela arte.

 Às16h, um bate-papo mediado por Camila Oliveira, ao lado de convidados da cena urbana, vai debater a arte de rua, grafite, pixo e o protagonismo territorial.

Criado em 2023, o Núcleo de Articulação Territorial é um espaço de escuta e cuidado entre o Centro Dragão do Mar e os territórios ao seu redor como o Moura Brasil, o Poço do Dragão e a Graviola. Por meio de estratégias integradas à programação cultural, o núcleo atua na garantia de direitos e serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo diálogo, escuta ativa e fortalecimento comunitário a partir do protagonismo dos próprios moradores.

No instagram @dragaodomar é possível acessar mais detalhes sobre o programa que será levado para outros bairros nos próximos meses. 

 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Ouro Negro: espetáculo em Recife celebra os 100 anos de Moacir Santos

Publicados

em

Domingo (18) o palco do Teatro do Parque, em Recife, recebe um espetáculo que celebra o centenário do compositor, maestro, arranjador e multi-instrumentista pernambucano, Moacir Santos.

O musical “Canto e Encanto Pernambuco – Ouro Negro: 100 Anos de Moacir Santos” leva ao palco ritmos afro-brasileiros, influências do sertão e elementos do jazz que tornaram a obra do artista única. Além da música, o texto passeia por momentos marcantes de sua trajetória artística.

Autor do álbum clássico Coisas, lançado em 1965, e primeiro orquestrador negro da Rádio Nacional, Moacir deixou legado que inspirou outras referências da MPB como Baden Powell, João Donato, Sérgio Mendes, Paulinho da Viola e tantos outros.

Sua identidade musical ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento internacional quando ele passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1967. Por lá, lançou álbuns, continuou atuando como professor de música, fazendo parcerias com grandes nomes do jazz e da música instrumental; além de compor trilhas sonoras para filmes de Hollywood nas equipes de maestros como Henry Mancini.

 A montagem do Musical, reunindo mais de 80 jovens e professores, é resultado do trabalho social de iniciação à música do Núcleo Musical Irmã Scheilla desenvolvido pela Fraternidade Espírita Peixotinho desde 2010.

A encenação será às 16h e os ingressos para o espetáculo estão disponíveis na plataforma Sympla.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA