Cuiabá
Projeto Mães Cuiabanas reúne 90 gestantes em curso e entrega de kits
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá realizou, nesta sexta-feira (20), a 2ª edição do Projeto Mães Cuiabanas, reunindo 90 gestantes na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão. A iniciativa oferece orientação, acolhimento e preparação para o período final da gestação a mulheres a partir do 7º mês de gravidez, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Durante o encontro, as futuras mães participaram de palestras com orientações sobre o trabalho de parto, cuidados no último trimestre, técnicas para amenizar dores e apoio à saúde emocional. Elas também receberam kits de enxoval com itens essenciais para o bebê, como banheira, fraldas, mamadeiras, roupinhas, meias, toalhas de boca e kits de higiene.
Idealizado pela primeira-dama e vereadora por Cuiabá, Samantha Iris, o projeto busca fortalecer políticas públicas voltadas à maternidade, promovendo cuidado e informação ainda no período gestacional.
“Agradeço à equipe da Assistência Social por ter colocado em prática esse projeto tão bonito. Desejo a cada uma de vocês um excelente parto. Que Deus abençoe com muita saúde e que seus nenéns tragam alegria para a vida de vocês. Este momento é muito especial, porque vocês vieram para entender um pouco mais, receber informação, acolhimento e também um presente com carinho. Estar aqui é uma forma de cuidado, não só com vocês, mas também com seus filhos. Parabéns por essa dedicação e esse amor”, destacou a primeira-dama.
A programação contou com palestra da fisioterapeuta Marile Belmonte, que abordou temas como biomecânica do parto, anatomia da pelve, postura e movimentos pélvicos. A psicóloga Elaine Lopes tratou da importância da saúde mental durante a gestação, enquanto Karina Dziedzic apresentou técnicas de aromaterapia voltadas ao bem-estar e à conexão emocional nesse período. A profissional de Educação Física Adriele Moreira apresentou técnicas de preparação corporal.
A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, ressaltou que a iniciativa fortalece as famílias desde o início da vida. “São 90 famílias sendo fortalecidas, 90 futuros cuiabanos que já começam a vida com cuidado e proteção. A gestão municipal entende que a política pública de verdade começa antes do nascimento, começa no acolhimento à gestante”, afirmou.
Entre as participantes estava Amanda da Silva, de 28 anos, grávida de 35 semanas e moradora do bairro Três Barras. Mãe de três meninos, ela aguarda agora a chegada da primeira filha e soube do projeto por meio do CRAS. “Espero aprender mais. É muito importante ter esse tipo de apoio para nós, mães”, disse.
Grávida de 31 semanas, Tatiane Terezinha, moradora do bairro Jardim Petrópolis, vive a expectativa da chegada de seu segundo bebê. Mãe de uma adolescente de 13 anos, ela conta que, apesar da experiência anterior, tudo parece novo novamente.
“Conheci o projeto Mães Cuiabanas pela internet, no Instagram da Prefeitura. Lá tinha o número de contato, e isso foi a minha sorte, porque trabalho de segunda a sexta-feira e não teria tempo de ir até o CRAS para fazer a inscrição. Então, mandei mensagem para o número disponibilizado e consegui me inscrever. Quero todas as dicas e informações sobre o parto. Apesar de já ter uma filha de 13 anos, já passou muito tempo e agora é tudo novo de novo”, relatou Tatiane.
Noelma Ribeiro, moradora do bairro Altos da Serra, falou com emoção sobre a oportunidade de participar do projeto. Grávida de oito meses, aos 39 anos, ela conta que está revivendo a experiência da maternidade quase duas décadas depois, já que seu primeiro filho tem 18 anos. “Quero aproveitar essa fase para aprender tudo novamente e me preparar da melhor forma possível. Estou muito feliz por poder participar deste projeto e viver essa experiência mais uma vez”, afirmou.
Com o propósito de unir conhecimento, apoio e afeto às mães cuiabanas, os encontros do Projeto Mães Cuiabanas passarão a ser realizados a cada dois meses, ampliando o atendimento a novas gestantes acompanhadas pelos CRAS.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá promove workshop para fortalecer liderança e gestão entre servidores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, o Workshop de Mentoria da Prefeitura de Cuiabá, voltado ao desenvolvimento de secretários, secretários-adjuntos e diretores do município. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e integra o Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá, coordenado pela Secretaria Adjunta de Formação do Servidor (SAFS).
O encontro teve como objetivo fortalecer as competências de liderança e gestão pública, com abordagens sobre comprometimento, gestão do tempo e inteligência emocional. A iniciativa também está alinhada às diretrizes relacionadas aos indicadores e às metas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Planejamento Estratégico do Município.
Para a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, o treinamento é importante para qualificar não apenas os processos de trabalho, mas também a forma como os gestores conduzem suas equipes.
“Um bom líder precisa entender que cada funcionário tem suas características, seus desafios e suas potencialidades. Por isso, esses treinamentos são fundamentais para que possamos acompanhar de perto nossas equipes, desenvolver as pessoas e liderar com sabedoria, equilíbrio e responsabilidade. Quando o gestor está preparado, ele consegue tomar decisões melhores e também contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente”, destacou Deisi.
Durante a programação, os participantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da organização, do comprometimento e do equilíbrio emocional no cotidiano da gestão pública. A proposta é contribuir para que os gestores estejam cada vez mais preparados para lidar com desafios, tomar decisões e conduzir suas equipes de maneira estratégica.
O Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá busca aprimorar as competências gerenciais dos gestores municipais e fortalecer a qualidade da gestão pública, com foco no cumprimento de metas e no planejamento estratégico do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cultura7 dias atrásTom Zé: o descobridor de sons completa 90 anos criando e compondo
-
Entretenimento5 dias atrásZé Vaqueiro grava DVD em Belém com participações de grandes nomes da música
-
Polícia5 dias atrásForças de segurança de MT já frustraram 12 invasões de terras em 2026
-
Cultura5 dias atrásCírio de Nazaré: milhares de devotos visitam imagem de Nossa Senhora
-
Entretenimento6 dias atrásFora da TV, Eliana mostra habilidade na cozinha e ensina receita ‘irresistível’
-
Entretenimento6 dias atrásDuda Reis reúne registros fofos de momentos em família: ‘Últimos dias s2’
-
Entretenimento5 dias atrásFafá de Belém emociona público em noite especial do Sarau durante o Círio de Nazaré
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil apreende adolescentes e recupera objetos furtados em Barra do Garças
