Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá terá expediente especial na Saúde nesta segunda-feira

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que as unidades administrativas e ambulatoriais da rede municipal terão expediente especial nesta segunda-feira, com atendimento ao público até as 12h, em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde do dia do jogo da Seleção Brasileira contra o Japão, válido pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026. A medida vale para o dia 29 de junho.

Desta vez, além dos setores administrativos e das unidades especializadas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionarão até às 11h e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) também funcionarão em regime especial, encerrando o atendimento ao meio-dia.

Pacientes com consultas ou procedimentos eletivos agendados para o período da tarde terão os atendimentos remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade de saúde. As equipes entrarão em contato com os usuários para informar a nova data e o horário.

A medida segue decreto municipal que estabelece horário especial de expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito da capital e contribuir para a mobilidade urbana.

Atendimento normal

Os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, sem qualquer alteração. Permanecem com atendimento 24 horas a UPA Pascoal Ramos, UPA Morada do Ouro, UPA Leblon, UPA Verdão, Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Centro Médico Infantil (CMI) e as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que necessitar de atendimento de urgência e emergência a procurar uma das unidades 24 horas da rede municipal, que permanecerão em pleno funcionamento durante todo o período.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Cuiabá convoca profissionais para primeiro Fórum Entre Nós sobre saúde mental

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e da Diretoria de Saúde Mental, convida os profissionais que atuam na rede municipal para participar do primeiro encontro do Fórum Entre Nós, iniciativa criada para ampliar a troca de experiências e fortalecer a integração entre os serviços de saúde mental.

O encontro será realizado no dia 24 de setembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os profissionais interessados e previamente liberados para participação devem realizar a inscrição até o dia 15 de setembro de 2026, por meio do formulário disponível neste link.

A iniciativa reúne profissionais de diferentes pontos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), incluindo Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades hospitalares.

A proposta do Fórum Entre Nós é criar um espaço permanente para discussão de casos reais, esclarecimento de dúvidas, troca de experiências e construção conjunta de estratégias para qualificar o atendimento em saúde mental.

A criação do fórum ocorreu após um diagnóstico realizado pela Diretoria de Saúde Mental apontar dificuldades na comunicação entre os serviços e na corresponsabilização dos casos. Durante capacitações realizadas com profissionais da rede, a necessidade de ampliar os espaços de diálogo também foi levantada pelas próprias equipes.

Os encontros serão realizados mensalmente, sempre na última quinta-feira de cada mês, no período vespertino. A cada edição, os casos discutidos serão relacionados a uma das regionais de Cuiabá, em sistema de rodízio. A participação, porém, será aberta aos profissionais de toda a rede, independentemente da regional de atuação.

Além de promover a educação permanente, o fórum busca melhorar os fluxos entre os serviços, fortalecer os processos de referência e contrarreferência e ampliar a corresponsabilização dos profissionais no acompanhamento dos usuários.

SERVIÇO

Fórum Entre Nós
Data: 24 de setembro de 2026
Horário: 14h
Local: Auditório da FACC/UFMT
Público: profissionais dos diferentes serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Cuiabá
Inscrições: até 15 de setembro de 2026
Onde se inscrever: https://forms.gle/BiqJFUEf1WuXmg9h8

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA