Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá realiza 7ª captação de órgãos em 2025 no HMC
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no domingo (2), a 7ª captação de múltiplos órgãos de 2025. O procedimento foi realizado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e contou com o apoio da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso e da equipe captadora do Hospital São Mateus.
A doadora foi uma mulher de 31 anos. Foram doados fígado, rins e córneas, um gesto de solidariedade que vai beneficiar pacientes de diferentes regiões do país. O fígado seguiu para o estado do Pará, os rins foram encaminhados a São Paulo, e as córneas permaneceram em Cuiabá, ajudando a transformar vidas e renovar esperanças.
Desde a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o hospital vem fortalecendo o processo de doação e contribuindo para o avanço dos transplantes em Mato Grosso. A unidade dispõe de uma equipe multidisciplinar qualificada, composta por profissionais de enfermagem, medicina, serviço social, psicologia e fisioterapia, além de exames complementares como eletroencefalograma, Doppler intracraniano e angiografia cerebral, que garantem segurança e precisão no diagnóstico de morte encefálica.
O Hospital Municipal de Cuiabá já realizou 23 captações de múltiplos órgãos, incluindo coração, fígado, rins e tecidos oculares (córneas). O número reflete o compromisso da instituição com a valorização da vida e com o fortalecimento da rede pública de saúde da Capital.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que o resultado é fruto do empenho das equipes e da conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos.
“Cada captação representa uma nova chance de vida para quem aguarda na fila do transplante. Nosso papel é garantir que todo o processo aconteça com respeito, segurança e acolhimento às famílias doadoras. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos e, principalmente, às famílias que, mesmo em um momento de dor, escolheram transformar a perda em esperança”, afirmou Carmona.
O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Israel Paniago, ressaltou que o Hospital Municipal de Cuiabá tem se tornado referência na realização de captações e no fortalecimento das ações voltadas à doação de órgãos em Mato Grosso.
“Esse trabalho é um reflexo da dedicação e da estrutura que o HMC oferece. Contamos com equipes altamente preparadas e um fluxo bem estabelecido que garante agilidade e segurança em todo o processo. Cada vida salva mostra que o investimento na saúde pública e no fortalecimento do HMC vale a pena”, destacou Paniago.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Ceic José Nicolau passa a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira
O Centro de Educação Infantil e Creche (Ceic) José Nicolau passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (2), em novo endereço, na antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras. A unidade começa a receber as crianças e seus respectivos pais às 6h, em um espaço reestruturado e modernizado, com melhores condições para o atendimento da educação infantil.
Para garantir que tudo estivesse preparado para o primeiro dia no novo espaço, a equipe gestora do Ceic, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma força-tarefa nesta terça-feira (1º), organizando os ambientes, identificando os espaços, montando a decoração e realizando os últimos ajustes para a recepção das crianças.
A mudança encerra o funcionamento da unidade no antigo endereço, na Avenida Barão de Melgaço, onde o Ceic José Nicolau funcionou por nove anos. No novo espaço, a estrutura foi preparada para oferecer um ambiente mais acolhedor, arejado, iluminado e adequado às necessidades dos alunos.
A professora do maternal Edinéia Paes dos Santos, que atua há cinco anos na unidade, destacou que a mudança representa uma nova etapa para a comunidade escolar. A mudança representa o encerramento de um ciclo e o início de outro na história do Ceic José Nicolau. Do antigo espaço, ficam as boas lembranças, os vínculos construídos e os aprendizados acumulados ao longo dos anos. É um momento de transição e de muitas expectativas para todos nós”, disse.
Segundo Edinéia, o novo ambiente permitirá que os alunos tenham mais espaço e melhores condições para brincar, aprender e desenvolver suas atividades.“É um momento que nos enche o coração de entusiasmo e felicidade, de saber que nossas crianças vão ter um ambiente adequado para brincar, correr, se divertir e guardar momentos na memória delas em um lugar que foi feito para elas”, afirmou.
Ela acredita que a adaptação será gradual para crianças e profissionais. “As crianças ainda terão a memória do ambiente antigo e nós vamos, juntos, criar novos momentos afetivos aqui nesse novo espaço. É um momento de adequação tanto para as crianças quanto para nós”, explicou.
Para tornar a chegada ainda mais especial, a equipe preparou uma decoração de boas-vindas, com balões e um painel colorido. A proposta é fazer com que as crianças se sintam acolhidas e percebam o novo ambiente como um espaço de alegria e pertencimento.
A expectativa também tomou conta das famílias. Marielly Leidiane Lima, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, conta que acompanhou com ansiedade, ajudou na mudança e comemora a oportunidade de ver a filha em um ambiente renovado.
“A gente ficou muito feliz. A família estava bem ansiosa com essa mudança. Ela ama vir para a creche. Não era por conta da estrutura antiga, era por conta do cuidado e da atenção que ela recebe. Eu acredito que agora, nesse novo espaço, isso vai ser muito mais intensificado”, relatou.
Para ela, o trabalho dos profissionais sempre foi um dos principais diferenciais da unidade e deverá ganhar ainda mais força com a nova estrutura.
“Você imagina agora nesse lugar bem cuidado, bem arejado, bem iluminado, como não vai ser a atenção dessas crianças. A gente está muito feliz com tudo isso que vai ser proporcionado para elas. É um grande passo para a creche”, afirmou.
A relação de confiança construída entre a família e os profissionais, segundo Marielly, é outro diferencial.
“Eu percebo o cuidado na hora que entrega, na hora que recebe. Isso é muito bom para a gente que é família. Eu estava bem apreensiva, e agora ela vem numa alegria, fica em casa cantarolando, lembra o nome dos amiguinhos. Isso é muito bom para a gente”, contou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá4 dias atrásParque da Família recebe vistoria técnica e avança para entrega com nova estrutura de lazer na região Norte
-
Cultura4 dias atrásFestival de Gramado termina neste sábado com entrega dos troféus
-
Cultura4 dias atrásCom 4 kikitos, “Feito Pipa” é o grande vencedor do Festival de Gramado
-
Cultura4 dias atrásFestival de Inverno de Campina Grande vai até o dia 30 de agosto
-
Mato Grosso4 dias atrásMP investiga suspeita de irregularidade no tratamento da água
-
Mato Grosso4 dias atrásConselho Fiscal do Senac reúne ministros e representantes nacionais em Cuiabá pela primeira vez
-
Política4 dias atrás”Não vou dormir direito com gente morando mal”, afirma Pivetta ao defender reforma urbana em municípios de MT
-
Cultura4 dias atrásArtistas comentam desafios e oportunidades na carreira
