Cuiabá
Prefeito assina parceria com Estado para aperfeiçoamento da gestão municipal
Cuiabá
O prefeito Abilio Brunini e o secretário de Planejamento Estratégicos, Murilo Bianchini, assinaram na manhã desta segunda-feira (24) um protocolo de intenções com o governo do Estado, que vai permitir ao município receber informações do Estado a respeito de boas práticas de execução das políticas públicas, convênios, termos de cooperação, e outros assuntos relacionados a administração pública.
O ato de assinatura ocorreu no Auditório Clóves Vettorato, sede do Palácio Paiaguás, durante o evento denominado “WorkShop – Boas Práticas”, idealizado pela Secretaria de Estado de Planejamento. Houve a participação dos secretários municipais, contadores e procuradores do município.
O prefeito Abilio Brunini agradeceu ao apoio do secretário de Estado de Planejamento, Basilio Bezerra Guimarães dos Santos, que se dispôs a auxiliar o município com informações e experiência de equipe para ações de êxito.
“Reconheço que nós precisamos aprender muito. Nós queremos trazer a inteligência artificial para dentro da gestão, permitir a verificação do que é gasto em tempo real em cada secretaria, qual o valor de cada unidade da saúde. Sempre queremos decisões pautadas pela eficiência, transparência e segurança jurídica”, pontua.
O secretário de Planejamento Estratégico, Murilo Bianchini, ressaltou que a Prefeitura de Cuiabá tem interesse em adotar o Sistema de Registro de Entregas e Parcerias, conhecido como Entregas MT.
O Entregas MT surgiu em 2019 diante das dificuldades de obter registros de entregas, convênios e parcerias de cada órgão do Poder Executivo Estadual. O sistema possibilita o armazenamento e acompanhamento eficiente das informações para a melhoria das entregas dos serviços públicos em Mato Grosso.
“Esse sistema das execuções dos planos de trabalhos é bem monitorado pelo Estado. São indicadores que desejamos para Cuiabá para manter o prefeito plenamente informado a respeito das atividades e a execução orçamentária de cada secretaria. Queremos incorporar as boas ideias do Estado e construir uma gestão inovadora e de resultados em Cuiabá”, explica o secretário Murilo Bianchini.
Economia
O secretário de Estado de Planejamento, Basilio Bezerra Guimarães dos Santos, deu um exemplo de medida considerada simples, porém, muito exitosa aos cofres públicos.
“Os veículos da frota do Estado são abastecidos, exclusivamente, com metanol. Houve uma economia de R$ 8 milhões, dinheiro suficiente para construir, por exemplo, uma nova creche”.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá promove workshop para fortalecer liderança e gestão entre servidores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, o Workshop de Mentoria da Prefeitura de Cuiabá, voltado ao desenvolvimento de secretários, secretários-adjuntos e diretores do município. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e integra o Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá, coordenado pela Secretaria Adjunta de Formação do Servidor (SAFS).
O encontro teve como objetivo fortalecer as competências de liderança e gestão pública, com abordagens sobre comprometimento, gestão do tempo e inteligência emocional. A iniciativa também está alinhada às diretrizes relacionadas aos indicadores e às metas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Planejamento Estratégico do Município.
Para a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, o treinamento é importante para qualificar não apenas os processos de trabalho, mas também a forma como os gestores conduzem suas equipes.
“Um bom líder precisa entender que cada funcionário tem suas características, seus desafios e suas potencialidades. Por isso, esses treinamentos são fundamentais para que possamos acompanhar de perto nossas equipes, desenvolver as pessoas e liderar com sabedoria, equilíbrio e responsabilidade. Quando o gestor está preparado, ele consegue tomar decisões melhores e também contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente”, destacou Deisi.
Durante a programação, os participantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da organização, do comprometimento e do equilíbrio emocional no cotidiano da gestão pública. A proposta é contribuir para que os gestores estejam cada vez mais preparados para lidar com desafios, tomar decisões e conduzir suas equipes de maneira estratégica.
O Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá busca aprimorar as competências gerenciais dos gestores municipais e fortalecer a qualidade da gestão pública, com foco no cumprimento de metas e no planejamento estratégico do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento6 dias atrásZé Vaqueiro grava DVD em Belém com participações de grandes nomes da música
-
Entretenimento5 dias atrásFafá de Belém emociona público em noite especial do Sarau durante o Círio de Nazaré
-
Entretenimento7 dias atrásFora da TV, Eliana mostra habilidade na cozinha e ensina receita ‘irresistível’
-
Entretenimento7 dias atrásDuda Reis reúne registros fofos de momentos em família: ‘Últimos dias s2’
-
Polícia5 dias atrásForças de segurança de MT já frustraram 12 invasões de terras em 2026
-
Cultura5 dias atrásCírio de Nazaré: milhares de devotos visitam imagem de Nossa Senhora
-
Polícia4 dias atrásPolícia Civil apreende adolescentes e recupera objetos furtados em Barra do Garças
-
Polícia4 dias atrásCorpo de Bombeiros combate princípio de incêndio em papelaria
