Cuiabá

Farmácia da UBS Terra Nova está com atendimento em horário especial

Publicado em

Cuiabá

A farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terra Nova, em Cuiabá, encontra-se temporariamente com atendimento parcial devido à falta de servidores que possam desempenhar a função. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a escassez de farmacêuticos disponíveis na rede municipal tem impactado o pleno funcionamento das farmácias em algumas unidades.

Para evitar que a população fique desassistida, a SMS já realizou um processo seletivo de urgência e convocou profissionais aprovados no Concurso Público nº 001/2022/SMS. Entretanto, muitos dos convocados não tomaram posse, o que tem gerado dificuldades na recomposição completa da equipe.

A secretária municipal de Saúde, Dra Lúcia Helena Barbosa Sampaio, reforçou o compromisso da pasta em solucionar a situação o quanto antes. “A previsão é que a situação seja regularizada o mais breve possível. Estamos finalizando o trâmite para nova convocação e dando andamento a um novo processo seletivo. Nosso objetivo é garantir o pleno atendimento da população e suprir essa demanda que impacta diretamente a assistência,” afirmou.

Desde o início de 2025, a SMS convocou mais de 1.600 profissionais entre médicos, enfermeiros, agentes comunitários e de combate a endemias (ACE e ACS), farmacêuticos, oficiais administrativos, motoristas socorristas, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Por meio de um processo seletivo simplificado, foram chamados ainda mais de 500 técnicos de enfermagem, 160 médicos plantonistas e 88 médicos para atuar exclusivamente nas UBSs, aprovados no concurso Nº 001/2022/SMS.

No entanto, muitos profissionais não tomaram posse, o que vem comprometendo a recomposição plena das equipes. Para exemplificar, entre os farmacêuticos convocados, apenas 20 dos 26 nomeados assumiram suas funções. Diante disso, uma nova convocação está prevista para a próxima semana, com expectativa de mais 20 novos farmacêuticos, o que deve resolver o déficit e garantir que as farmácias das unidades operem em sua totalidade.

Além disso, encontra-se em andamento o Processo de Seleção Simplificada nº 002/SMS/2025, destinado à contratação temporária de médicos pediatras, bem como outras seleções para médicos que atuarão na Atenção Primária e médicos plantonistas.

Enquanto essa estruturação não for concluída, a farmácia da UBS Terra Nova continuará contando com uma profissional treinada que prestará atendimento no local, das 13h às 16h, todos os dias, assegurando que a comunidade tenha acesso aos medicamentos necessários. Além disso, a população também pode se dirigir a qualquer outra unidade para garantir a dispensação de seus medicamentos.

#PraCegoVer

A imagem mostra caixas de medicamentos nas cores branco, azul, verde e amarelo. Na foto, uma pessoa segura um dos medicamentos com a mão, e o material está acondicionado dentro de uma caixa de papelão.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Ceic José Nicolau passa a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira

Publicados

em

O Centro de Educação Infantil e Creche (Ceic) José Nicolau passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (2), em novo endereço, na antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras. A unidade começa a receber as crianças e seus respectivos pais às 6h, em um espaço reestruturado e modernizado, com melhores condições para o atendimento da educação infantil.

Para garantir que tudo estivesse preparado para o primeiro dia no novo espaço, a equipe gestora do Ceic, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma força-tarefa nesta terça-feira (1º), organizando os ambientes, identificando os espaços, montando a decoração e realizando os últimos ajustes para a recepção das crianças.

A mudança encerra o funcionamento da unidade no antigo endereço, na Avenida Barão de Melgaço, onde o Ceic José Nicolau funcionou por nove anos. No novo espaço, a estrutura foi preparada para oferecer um ambiente mais acolhedor, arejado, iluminado e adequado às necessidades dos alunos.

A professora do maternal Edinéia Paes dos Santos, que atua há cinco anos na unidade, destacou que a mudança representa uma nova etapa para a comunidade escolar. A mudança representa o encerramento de um ciclo e o início de outro na história do Ceic José Nicolau. Do antigo espaço, ficam as boas lembranças, os vínculos construídos e os aprendizados acumulados ao longo dos anos. É um momento de transição e de muitas expectativas para todos nós”, disse.

Segundo Edinéia, o novo ambiente permitirá que os alunos tenham mais espaço e melhores condições para brincar, aprender e desenvolver suas atividades.“É um momento que nos enche o coração de entusiasmo e felicidade, de saber que nossas crianças vão ter um ambiente adequado para brincar, correr, se divertir e guardar momentos na memória delas em um lugar que foi feito para elas”, afirmou.

Ela acredita que a adaptação será gradual para crianças e profissionais. “As crianças ainda terão a memória do ambiente antigo e nós vamos, juntos, criar novos momentos afetivos aqui nesse novo espaço. É um momento de adequação tanto para as crianças quanto para nós”, explicou.

Para tornar a chegada ainda mais especial, a equipe preparou uma decoração de boas-vindas, com balões e um painel colorido. A proposta é fazer com que as crianças se sintam acolhidas e percebam o novo ambiente como um espaço de alegria e pertencimento.

A expectativa também tomou conta das famílias. Marielly Leidiane Lima, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, conta que acompanhou com ansiedade, ajudou na mudança e comemora a oportunidade de ver a filha em um ambiente renovado.

“A gente ficou muito feliz. A família estava bem ansiosa com essa mudança. Ela ama vir para a creche. Não era por conta da estrutura antiga, era por conta do cuidado e da atenção que ela recebe. Eu acredito que agora, nesse novo espaço, isso vai ser muito mais intensificado”, relatou.

Para ela, o trabalho dos profissionais sempre foi um dos principais diferenciais da unidade e deverá ganhar ainda mais força com a nova estrutura.

“Você imagina agora nesse lugar bem cuidado, bem arejado, bem iluminado, como não vai ser a atenção dessas crianças. A gente está muito feliz com tudo isso que vai ser proporcionado para elas. É um grande passo para a creche”, afirmou.

A relação de confiança construída entre a família e os profissionais, segundo Marielly, é outro diferencial.

“Eu percebo o cuidado na hora que entrega, na hora que recebe. Isso é muito bom para a gente que é família. Eu estava bem apreensiva, e agora ela vem numa alegria, fica em casa cantarolando, lembra o nome dos amiguinhos. Isso é muito bom para a gente”, contou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA