Cuiabá
Escola de Cuiabá oferece hortas, salas multifuncionais e parque adaptado aos PCDs
Cuiabá
Com 66 alunos PCDs (Pessoas com Deficiência) matriculados do 1º ao 5º ano, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônita Tita Maciel de Campos, localizada no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, é referência nas políticas educacionais de inclusão.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, explica que a estrutura das escolas para atender crianças PCDs é uma das prioridades da atual gestão. “O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris têm compromisso total com a inclusão, o que envolve políticas públicas pautadas pela equidade”, disse.
A estrutura da escola oferece parque de brinquedos adaptado para a entrada de cadeirantes. Instalado no pátio, o parque é multisensorial, ou seja, dispõe de um metalofone que emite sons de notas musicais, o famoso “dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó”. Há também o alinhavo, que permite à criança aprender a dar um laço no cadarço do tênis ou sapato. As crianças PCDs ainda são monitoradas por 23 cuidadoras.
Os alunos PCDs também têm à disposição uma horta, onde são acompanhados por jardineiros e professores para aprender sobre o plantio de folhas e árvores, além de tirar dúvidas relacionadas à Biologia. O aluno Antônio dos Anjos, do 2º ano, elogia as atividades na horta. “Tem muita coisa legal para fazer fora do videogame. Cuidar da horta é um dos momentos mais legais da escola”, afirma.
Outro espaço de inclusão é a sala multifuncional. Montada com lousa digital, quadro branco, painel sensorial, aramados de percursos e ondulares, massinhas, tatames, letras do alfabeto em madeira e computadores, é um ambiente onde a criança PCD pode permanecer por até duas horas semanais, desde que autorizada pelos pais ou responsáveis.
As salas multifuncionais contam com professores especializados. Os equipamentos ajudam a aprimorar habilidades mentais e intelectuais, como atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico.
Esses espaços também auxiliam no processo de aprendizagem de alunos diagnosticados com Síndrome do X-Frágil, TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador), Síndrome de Tourette, Síndrome de Turner, microcefalia e transtornos do desenvolvimento da fala.
A professora pedagoga especializada em educação especial, Elizângela Ribeiro da Cruz Amorim, relata sua experiência na sala multifuncional. “Estamos lidando com um garoto de sete anos, diagnosticado com autismo. Ele apresenta concentração elevada na aprendizagem, o que se reflete em alto desempenho nas provas de matemática”, explica.
A diretora da escola afirma que vê com muita satisfação a potencialidade da unidade em oferecer atividades educacionais às crianças PCDs. “Nossa equipe é unida em trabalhar para o bem. Para manter a horta, contamos com jardineiros, alunos e também a família, que encaminha mudas de hortaliças e ramas de mandioca. A oportunidade de ensinar as crianças PCDs nesse espaço é algo sensacional”, afirma.
A coordenadora Sidnayra Gadella cita ainda outros espaços disponíveis para atividades pedagógicas fora da sala de aula. “Nós dispomos de biblioteca, quadra, parque da educação infantil, sala de informática e sala de recomposição da aprendizagem. Estamos completamente aptos para lidar com as crianças PCDs.”
#PraCegoVer
A foto mostra um grupo de crianças, usando o uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá, em uma horta, participando de uma atividade escolar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Ceic José Nicolau passa a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira
O Centro de Educação Infantil e Creche (Ceic) José Nicolau passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (2), em novo endereço, na antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras. A unidade começa a receber as crianças e seus respectivos pais às 6h, em um espaço reestruturado e modernizado, com melhores condições para o atendimento da educação infantil.
Para garantir que tudo estivesse preparado para o primeiro dia no novo espaço, a equipe gestora do Ceic, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma força-tarefa nesta terça-feira (1º), organizando os ambientes, identificando os espaços, montando a decoração e realizando os últimos ajustes para a recepção das crianças.
A mudança encerra o funcionamento da unidade no antigo endereço, na Avenida Barão de Melgaço, onde o Ceic José Nicolau funcionou por nove anos. No novo espaço, a estrutura foi preparada para oferecer um ambiente mais acolhedor, arejado, iluminado e adequado às necessidades dos alunos.
A professora do maternal Edinéia Paes dos Santos, que atua há cinco anos na unidade, destacou que a mudança representa uma nova etapa para a comunidade escolar. A mudança representa o encerramento de um ciclo e o início de outro na história do Ceic José Nicolau. Do antigo espaço, ficam as boas lembranças, os vínculos construídos e os aprendizados acumulados ao longo dos anos. É um momento de transição e de muitas expectativas para todos nós”, disse.
Segundo Edinéia, o novo ambiente permitirá que os alunos tenham mais espaço e melhores condições para brincar, aprender e desenvolver suas atividades.“É um momento que nos enche o coração de entusiasmo e felicidade, de saber que nossas crianças vão ter um ambiente adequado para brincar, correr, se divertir e guardar momentos na memória delas em um lugar que foi feito para elas”, afirmou.
Ela acredita que a adaptação será gradual para crianças e profissionais. “As crianças ainda terão a memória do ambiente antigo e nós vamos, juntos, criar novos momentos afetivos aqui nesse novo espaço. É um momento de adequação tanto para as crianças quanto para nós”, explicou.
Para tornar a chegada ainda mais especial, a equipe preparou uma decoração de boas-vindas, com balões e um painel colorido. A proposta é fazer com que as crianças se sintam acolhidas e percebam o novo ambiente como um espaço de alegria e pertencimento.
A expectativa também tomou conta das famílias. Marielly Leidiane Lima, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, conta que acompanhou com ansiedade, ajudou na mudança e comemora a oportunidade de ver a filha em um ambiente renovado.
“A gente ficou muito feliz. A família estava bem ansiosa com essa mudança. Ela ama vir para a creche. Não era por conta da estrutura antiga, era por conta do cuidado e da atenção que ela recebe. Eu acredito que agora, nesse novo espaço, isso vai ser muito mais intensificado”, relatou.
Para ela, o trabalho dos profissionais sempre foi um dos principais diferenciais da unidade e deverá ganhar ainda mais força com a nova estrutura.
“Você imagina agora nesse lugar bem cuidado, bem arejado, bem iluminado, como não vai ser a atenção dessas crianças. A gente está muito feliz com tudo isso que vai ser proporcionado para elas. É um grande passo para a creche”, afirmou.
A relação de confiança construída entre a família e os profissionais, segundo Marielly, é outro diferencial.
“Eu percebo o cuidado na hora que entrega, na hora que recebe. Isso é muito bom para a gente que é família. Eu estava bem apreensiva, e agora ela vem numa alegria, fica em casa cantarolando, lembra o nome dos amiguinhos. Isso é muito bom para a gente”, contou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Cuiabá4 dias atrásParque da Família recebe vistoria técnica e avança para entrega com nova estrutura de lazer na região Norte
-
Cultura4 dias atrásFestival de Gramado termina neste sábado com entrega dos troféus
-
Cultura4 dias atrásCom 4 kikitos, “Feito Pipa” é o grande vencedor do Festival de Gramado
-
Cultura4 dias atrásFestival de Inverno de Campina Grande vai até o dia 30 de agosto
-
Mato Grosso4 dias atrásConselho Fiscal do Senac reúne ministros e representantes nacionais em Cuiabá pela primeira vez
-
Mato Grosso4 dias atrásMP investiga suspeita de irregularidade no tratamento da água
-
Política4 dias atrás”Não vou dormir direito com gente morando mal”, afirma Pivetta ao defender reforma urbana em municípios de MT
-
Cultura4 dias atrásArtistas comentam desafios e oportunidades na carreira
