Cuiabá
Cuiabá zera pacientes internados nas UPAs e avança na qualidade da rede municipal de saúde
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alcançou um marco importante na rede de urgência e emergência da capital. Nesta terça-feira (12), as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Verdão, Pascoal Ramos, Leblon e Morada do Ouro, registraram zero pacientes internados em salas de medicação por falta de leitos hospitalares, resultado de uma força-tarefa contínua realizada pela gestão municipal.
A ação, que integra os hospitais municipais, as UPAs e a Central de Regulação Estadual, tem como objetivo agilizar as transferências para enfermarias e UTIs, garantindo um atendimento mais ágil, seguro e humanizado aos cuiabanos. Somente na segunda-feira (10), foram realizadas 15 transferências para enfermarias – seis para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), seis para o Pronto-Socorro, uma para o Hospital Geral, uma para o Adulto Botelho e uma para o Hospital de Câncer,– além de cinco transferências para UTIs, sendo uma para o HMC, duas para o São Benedito, uma para a Santa Casa e uma para o Hospital HCAM.
“Estamos em uma força-tarefa constante para que nenhum paciente precise permanecer nas salas de medicação aguardando leito. Nosso foco é garantir conforto e qualidade no atendimento, mantendo o fluxo das unidades sempre eficiente”, destacou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.
Atualmente, cada UPA realiza, em média, 450 atendimentos diários, totalizando cerca de 1.800 atendimentos por dia nas quatro unidades. O monitoramento da ocupação hospitalar é feito de forma contínua, permitindo a rápida definição de prioridades e a reavaliação dos casos. Parte dos pacientes recebe alta com encaminhamento para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), enquanto os demais são direcionados para internação hospitalar.
De acordo com o secretário-adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonça, as UPAs normalmente registram de dois a três pacientes internados, mas já houve períodos em que até 21 pessoas permaneceram nas unidades aguardando vaga hospitalar, cenário que foi revertido com a atuação integrada da rede municipal.
“Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo e integrado entre todas as equipes da rede municipal de saúde. Temos reforçado o acompanhamento diário dos pacientes e intensificado a articulação com os hospitais para garantir que ninguém fique internado nas salas de medicação das UPAs. O objetivo é oferecer um atendimento cada vez mais resolutivo, humanizado e eficiente, assegurando o fluxo adequado entre as unidades e mais conforto para quem busca nossos serviços”, ressaltou Mendonça.
Além disso, nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Cuiabá entregou a reconstrução do muro da UPA Leblon, que havia sido danificado por um forte vendaval ocorrido em abril deste ano, quando choveu cerca de 100 milímetros em poucas horas. O volume intenso de chuva provocou alagamentos e danos estruturais em diversos pontos da cidade, incluindo a unidade de saúde.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá promove workshop para fortalecer liderança e gestão entre servidores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, o Workshop de Mentoria da Prefeitura de Cuiabá, voltado ao desenvolvimento de secretários, secretários-adjuntos e diretores do município. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e integra o Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá, coordenado pela Secretaria Adjunta de Formação do Servidor (SAFS).
O encontro teve como objetivo fortalecer as competências de liderança e gestão pública, com abordagens sobre comprometimento, gestão do tempo e inteligência emocional. A iniciativa também está alinhada às diretrizes relacionadas aos indicadores e às metas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Planejamento Estratégico do Município.
Para a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, o treinamento é importante para qualificar não apenas os processos de trabalho, mas também a forma como os gestores conduzem suas equipes.
“Um bom líder precisa entender que cada funcionário tem suas características, seus desafios e suas potencialidades. Por isso, esses treinamentos são fundamentais para que possamos acompanhar de perto nossas equipes, desenvolver as pessoas e liderar com sabedoria, equilíbrio e responsabilidade. Quando o gestor está preparado, ele consegue tomar decisões melhores e também contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente”, destacou Deisi.
Durante a programação, os participantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da organização, do comprometimento e do equilíbrio emocional no cotidiano da gestão pública. A proposta é contribuir para que os gestores estejam cada vez mais preparados para lidar com desafios, tomar decisões e conduzir suas equipes de maneira estratégica.
O Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá busca aprimorar as competências gerenciais dos gestores municipais e fortalecer a qualidade da gestão pública, com foco no cumprimento de metas e no planejamento estratégico do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento5 dias atrásZé Vaqueiro grava DVD em Belém com participações de grandes nomes da música
-
Cultura7 dias atrásTom Zé: o descobridor de sons completa 90 anos criando e compondo
-
Entretenimento6 dias atrásFora da TV, Eliana mostra habilidade na cozinha e ensina receita ‘irresistível’
-
Entretenimento6 dias atrásDuda Reis reúne registros fofos de momentos em família: ‘Últimos dias s2’
-
Entretenimento5 dias atrásFafá de Belém emociona público em noite especial do Sarau durante o Círio de Nazaré
-
Polícia5 dias atrásForças de segurança de MT já frustraram 12 invasões de terras em 2026
-
Cultura5 dias atrásCírio de Nazaré: milhares de devotos visitam imagem de Nossa Senhora
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil apreende adolescentes e recupera objetos furtados em Barra do Garças
