Cuiabá
Câmara aprova projeto “Vereadora por um Dia” para incentivar mulheres na política
Cuiabá
Fabiana Prado | Assessoria da vereadora Katiuscia Manteli
A Câmara Municipal de Cuiabá deu um passo importante para incentivar a participação feminina na política com a aprovação do projeto de resolução que institui o projeto “Vereadora por um Dia”, nesta quinta-feira (23). A proposta, da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), será realizada anualmente, em março, durante o mês da mulher, e oferecerá a oportunidade para que mulheres conheçam de perto o funcionamento do Legislativo e sintam o que é ter voz e vez na política.
Ao apresentar o projeto, Katiuscia explicou com detalhes como a iniciativa pretende transformar a experiência política das mulheres.
“O número de mulheres na política ainda é pequeno, muitas vezes não por falta de competência, mas por falta de oportunidades. Com este projeto, cada vereador poderá indicar uma mulher para participar de uma sessão, conhecer a rotina do Parlamento e entender que ela também pode ocupar espaços de decisão. O objetivo final é que elas se sintam capazes e fortalecidas para atuar na política”, explicou.
Em seguida, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) parabenizou a colega pela iniciativa e ressaltou o impacto simbólico e inspirador para as mulheres que sonham em ocupar espaços de poder.
“Há pouco tempo não tínhamos nenhuma mulher neste plenário, e era difícil para as mulheres se enxergarem aqui. Hoje somos oito vereadoras, e iniciativas como essa ajudam a despertar nas meninas e mulheres o desejo de participar da política e ocupar espaços de decisão”, comentou.
A vereadora Paula Calil (PL), presidente da Mesa Diretora, também elogiou a iniciativa e frisou a importância de promover experiências que aproximem as mulheres da política.
“Projetos como esse fortalecem o sentimento de pertencimento das mulheres e mostram que elas têm lugar na política. A democracia só será plena quando homens e mulheres ocuparem igualmente os espaços de decisão”, pontuou.
Já a vereadora Dra. Mara (Podemos) reforçou o caráter inspirador e educativo da proposta.
“Dessa vez não tem como eu dizer que o seu projeto não é extraordinário. Ele representa todas nós e todas as mulheres que têm vontade de participar da política, mas ainda têm dúvidas se esse é o seu lugar. Que elas se sintam pertencentes a este espaço”, destacou.
O projeto prevê que cada vereador indique uma participante, que passará por consultoria, atividades simuladas e acompanhamento da Secretaria de Apoio Legislativo, vivenciando na prática o dia a dia parlamentar. As participantes também poderão apresentar propostas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente, mobilidade urbana, segurança e inclusão social, que poderão se transformar em projetos oficiais da Câmara.
“Quando conseguirmos mudar a percepção de que a política é distante, teremos mais mulheres nos espaços de decisão e em todos os níveis de gestão pública. Este projeto é um investimento na democracia, na igualdade de gênero e no futuro de Cuiabá”, concluiu Katiuscia.
A iniciativa reforça o compromisso da Câmara com representatividade, igualdade e formação de novas lideranças femininas, incentivando mulheres a acreditarem que podem transformar a política da cidade.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá promove workshop para fortalecer liderança e gestão entre servidores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, o Workshop de Mentoria da Prefeitura de Cuiabá, voltado ao desenvolvimento de secretários, secretários-adjuntos e diretores do município. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e integra o Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá, coordenado pela Secretaria Adjunta de Formação do Servidor (SAFS).
O encontro teve como objetivo fortalecer as competências de liderança e gestão pública, com abordagens sobre comprometimento, gestão do tempo e inteligência emocional. A iniciativa também está alinhada às diretrizes relacionadas aos indicadores e às metas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Planejamento Estratégico do Município.
Para a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, o treinamento é importante para qualificar não apenas os processos de trabalho, mas também a forma como os gestores conduzem suas equipes.
“Um bom líder precisa entender que cada funcionário tem suas características, seus desafios e suas potencialidades. Por isso, esses treinamentos são fundamentais para que possamos acompanhar de perto nossas equipes, desenvolver as pessoas e liderar com sabedoria, equilíbrio e responsabilidade. Quando o gestor está preparado, ele consegue tomar decisões melhores e também contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente”, destacou Deisi.
Durante a programação, os participantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da organização, do comprometimento e do equilíbrio emocional no cotidiano da gestão pública. A proposta é contribuir para que os gestores estejam cada vez mais preparados para lidar com desafios, tomar decisões e conduzir suas equipes de maneira estratégica.
O Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá busca aprimorar as competências gerenciais dos gestores municipais e fortalecer a qualidade da gestão pública, com foco no cumprimento de metas e no planejamento estratégico do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento5 dias atrásZé Vaqueiro grava DVD em Belém com participações de grandes nomes da música
-
Cultura7 dias atrásTom Zé: o descobridor de sons completa 90 anos criando e compondo
-
Entretenimento5 dias atrásFafá de Belém emociona público em noite especial do Sarau durante o Círio de Nazaré
-
Polícia5 dias atrásForças de segurança de MT já frustraram 12 invasões de terras em 2026
-
Cultura5 dias atrásCírio de Nazaré: milhares de devotos visitam imagem de Nossa Senhora
-
Entretenimento6 dias atrásFora da TV, Eliana mostra habilidade na cozinha e ensina receita ‘irresistível’
-
Entretenimento6 dias atrásDuda Reis reúne registros fofos de momentos em família: ‘Últimos dias s2’
-
Polícia3 dias atrásPolícia Civil apreende adolescentes e recupera objetos furtados em Barra do Garças
