Da Redação
A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Balística para cumprir 10 mandados de prisão preventiva contra executores de 11 homicídios que ocorreram no município entre julho do ano passado e abril deste ano.
Os mandados são cumpridos em unidades prisionais de Sorriso, Sinop, Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande contra criminosos que já estão detidos por outros delitos.
A equipe de investigação reuniu informações de diversos homicídios ocorridos em Sorriso, no período de julho de 2022 até abril deste ano, com emprego de armas de fogo, e requisitou à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec-MT) o confronto balístico das armas apreendidas. O resultado deu positivo para as armas empregadas pelos autores nos crimes relacionados.
Os 11 homicídios vitimaram jovens com idades entre 14 e 25 anos, em diferentes bairros de Sorriso.
De acordo com o delegado Bruno França, os executores dos crimes são todos ligados a uma facção criminosa. “A maior parte das armas empregadas nos homicídios são de calibres 9mm (uso restrito) e de 380. Então fizemos uma força-tarefa para solucionar esses inquéritos e o laudo de balística foi primordial para confirmar a identificação dos autores”, explicou o delegado.
O nome da operação faz alusão ao importante trabalho pericial desenvolvido pela Politec e que embasam as investigações de crimes contra a vida.
Vítimas dos homicídios
- Guilherme Kauan de Almeida Silva, 19 anos, morto em julho de 2022, no bairro Jardim Primavera;
- Fredy Henrique Ferreira Testa, 21 anos, executado em julho de 2022, no bairro Rota do Sol
- Douglas da Silva Costa, 24 anos, assassinado no bairro Boa Esperança, também em julho do ano passado. No local do crime foram encontradas cápsulas de munições de calibre 9mm;
- David Pereira dos Santos, 15 anos, executado em agosto de 2022, no bairro Novos Campos. No local do crime foram encontradas cápsulas de munições de calibre 380;
- Leonardo Fabrício Pires dos Santos, 18 anos, morto em agosto de 2022 no bairro Mário Raiter;
- Evandro Ribeiro, 25 anos, foi encontrado na estrada do Pontal do Verde, em setembro do ano passado;
João Vitor Henrique Rodrigues, 18 anos, morto em novembro do ano passado, no bairro São Domingos;
Douglas Oseias dos Santos Silva, 21 anos, executado em novembro de 2022, no bairro Industrial Nova Prata;
Igor Gabriel Costa Macário, 20 anos, morto no bairro Novos Campos, também em novembro de 2022;
David Bezerra Silva, 19 anos, morto em dezembro de 2022, no bairro Novos Campos. No local do form encontradas cápsulas de calibre 9mm;
Gabriel Alves Moura, 14 anos, morto no bairro Novos Campos, em abril de 2023.
Fonte: Muvuca Popular