De 15 modalidades esportivas diferentes e de variados municípios, mais de 160 atletas com idade entre 15 a 17 anos representaram Mato Grosso nos Jogos da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, que ocorreu de 01 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Ao todo foram conquistadas 12 medalhas, sendo duas de prata e 10 de bronze.
A participação mato-grossense é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também realiza as etapas regionais e estaduais classificatórias para a competição nacional. De acordo com o chefe da delegação, o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz, o nível da competição vem aumentando muito.
“Os estados entendem essa competição como a mais importante nessa faixa etária. Mato Grosso também tem esse entendimento, e vamos continuar num esforço conjunto, entre Estado, federações e técnicos, para melhorar cada vez nossa participação. Nós, enquanto gestão pública, estamos dando suporte possível para que o desempenho seja cada vez melhor”, enfatizou o superintendente.
Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.
Ao longo dos anos, o evento esportivo simboliza o início da carreira de grandes atletas brasileiros, como o campeão de arremesso de peso, Darlan Romani, a campeã olímpica no judô, Sarah Menezes, e o mesatenista top 3 do ranking mundial, Hugo Calderano, dentre outros.
Confira os principais resultados da delegação mato-grossense
Já no primeiro bloco do evento esportivo, que envolveu as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling, Mato Grosso conquistou cinco medalhas.
A equipe de atletismo assegurou três pódios. Foram duas medalhas de prata, uma do estudante indígena de Barra do Garças, Manuel Tsiwario, na prova de 3000 m, e outra do estudante de Sorriso, Augusto Kilian, na prova de lançamento de dardo. O estudante de Cuiabá, Arthur Amorim, levou a medalha de bronze na prova de arremesso de peso.
Outras duas medalhas de bronze foram alcançadas pelo atleta de wrestling, Raphael Duarte, e pela atleta de Taekwondo, Ana Caroline Mick. Ele, estudante de Cuiabá, e ela, do distrito de Entre Rios, em Nova Ubiratã.
O segundo bloco de competições abrangeu as modalidades de ginástica artística, judô, tênis de mesa e voleibol, em que foram alcançadas mais seis medalhas de bronze para Mato Grosso.
O tênis de mesa garantiu dois pódios mato-grossenses, sendo um por equipe feminina, com as atletas Julia Oliveira, de Várzea Grande, e Julia Hatakeyama, de Cuiabá; e outro individual, também com Julia Hatakeyama.
Mais quatro bronzes vieram no Judô, com os atletas Rodrigo Sampaio, de Cuiabá, Rafaelli Lara, de Campo Verde, Silas Alencar Costa e Gabrielle Vasconcelos, de Primavera do Leste.
No terceiro e último bloco de disputas, Mato Grosso foi representado nas disputas das modalidades de natação, vôlei de praia, basquetebol e handebol. Mais um bronze veio com o handebol feminino, em partida realizada nesse sábado (16.09).
Os três grupos de competições distribuíram as modalidades em datas diferentes, totalizando mais de 4.000 atletas durante todo o período. De 1 a 5 de setembro ocorreram as disputas do primeiro bloco; de 6 a 10 de setembro, do segundo; e de 11 a 16 de setembro, o terceiro. As viagens e a participação das equipes mato-grossenses em todos os blocos foram conduzidas pela Secel-MT.
“Parabenizamos a todos os esportistas que representaram o Estado. Essa importante competição realizada pelo COB é uma oportunidade de mostrar o potencial de Mato Grosso no esporte e também de interagir e aprender com os melhores atletas do país. Estamos no caminho certo. Em nome do Governo do Estado e da Secel, reitero nossa confiança em nossos jovens talentos e contem conosco para fortalecer ainda mais o esporte mato-grossense”, celebra o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.
Fonte: Gazeta Digital