O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova decisiva para estudantes que sonham em ingressar em cursos de graduação nas instituições públicas e privadas. Na vésperado primeira de prova, o GD conversou com alguns estudantes que se preparam para o seletivo.
Arquivo pessoal
Lívia Karla Rustici Siqueira, 17, pretende cursar Psicologia ou Biomedicina em uma universidade pública. A jovem cuiabana destaca que, no decorrer do ano, estudou a semana toda e reduzia a carga horária dos estudos somente nos finais de semana para dar um descanso e ter momentos de lazer.
“Essa semana que antecede o Enem, priorizei uma revisão nos assuntos de humanas e linguagens que são os conteúdos que caem no primeiro, mas sem me sobrecarregar tanto”, contou à reportagem.
É importante que o candidato faça uma revisão do conteúdo já estudado, mas sem exageros para evitar cansaço e estresse, pois é fundamental um descanso maior para um bom desempenho na realização da prova.
Para a redação é importante que o candidato faça leituras constantes de revistas, jornais, livros etc. pois acrescenta bastante ao conhecimento sobre diversos assuntos e possibilita ter uma maior facilidade no desenvolver da redação.
Arquivo pessoal
Otávio Luiz, 18, pretende cursar Educação Física. Porém ele afirma este não era seu sonho, mas é uma área em que se identifica. O jovem vai fazer o Enem este ano e também está muito focado nos concursos públicos.
“Sempre gostei do bem-estar do corpo humano, sempre pratiquei muita atividade física. Entrei para o meio militar e gostei. Se conseguir passar no concurso que quero, pretendo fazer uma faculdade e possivelmente vai ser de Educação Física”, contou ao GD.
A primeira prova do Enem é realizado neste domingo (13) e os candidatos terão que responder questões de ciência humanas, linguagens e códigos e desenvolver a redação.
Fonte: Gazeta Digital