Morreu nesta segunda-feira (31), Bispo Emérito Dom Gentil Delazari, em Sinop (500km ao Norte). O Bispo estava internado no Hospital Santo Antônio, onde morreu. O velório teve início às 05h na Catedral Sagrado Coração de Jesus. Às 10h haverá uma Santa Missa, e às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral.
Dom Gentil esteve a frente dos trabalhos por 21 anos na Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop e por 6 anos estava como Bispo Emérito. Seu trabalho foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho.
O Bispo nasceu em 09 de setembro de 1940, em Encantado-RS. Foi ordenado padre 13 de julho de 1968, na cidade de Relvado-RS. Como padre, foi Formador e Vice-Reitor do Seminário.
Na data de 23 de junho de 1994 tomou posse como Bispo Coadjutor na Diocese de Sinop-MT e em 1995 assumiu como Bispo Titular. Ele guiou a Diocese até 20 de janeiro de 2016. O lema episcopal de Dom Gentil era: “Preparai os Caminhos do Senhor” (Cf. Mt 3,3).
Por meio de nota, a Mitra Diocesana de Sinop – Diocese Sagrado Coração De Jesus De Sinop emitiu pesar pela perda e reconheceu os trabalhos exercidos por Dom Gentil. Confira a nota na íntegra:
“‘Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; aqueleque crê em mim, ainda queesteja morto, viverá. Etodo aquele que vive, ecrê em mim,jamais morrerá!’ (Jo 11, 25-26).
Com profundo pesar a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop-MT comunica ofalecimento do seu Bispo Emérito Dom Gentil Delazari, ocorrido às 21h15min desta segunda-feira, 31 de outubro de 2022, no Hospital Santo Antônio, onde se encontrava internado.
A Diocese de Sinop-MT agradece a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, que apascentou por 21 anos nossa Igreja Diocesana, e por seis anos permaneceu conosco como Bispo Emérito. O seu ministério episcopal foi caracterizado pelo anúncio incansável do Evangelho, tornando Cristo mais conhecido eamado, conforme seu lema episcopal: “Preparai os Caminhos doSenhor” (Cf. Mt 3,3).
O velório será na Catedral Sagrado Coração de Jesus, com início às 05h. Às 10h haverá uma Santa Missa, eà s 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral.
Sinop-MT, 31 de outubro de 2022.
Dom Canísio Klaus
Bispo Diocesano”
Também em nota, o Governo de Mato Grosso lamentou a morte de Dom Gentil. Confira na íntegra:
“O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do Bispo Emérito Dom Gentil Delazari de Sinop, na noite desta segunda-feira (31.10), no Hospital Santo Antônio, onde estava internado.
Dom Gentil conduziu a Diocese de Sinop por 21 anos e por seis anos permaneceu como Bispo Emérito.
“Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo Dom Gentil Delazari. Um homem generoso e de fé, que conduziu a Diocese de Sinop com presteza e sabedoria. Que Deus conforte o coração de todos os familiares, fiéis e amigos nesse momento de dor e tristeza”, lamentaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.
O velório está sendo na Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde haverá uma Santa Missa, às 10h, e às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral.”
Fonte: Gazeta Digital