A Energisa informou, neste domingo (16), que está em estado de contingência na região metropolitana e norte de Mato Grosso por causa de temporais.
A contingência é acionada quando há necessidade de um reforço de equipes por causa do aumento atípico de ocorrências.
O temporal que caiu na noite de sábado (15) em Cuiabá e Várzea Grande deixou de 23 mil clientes sem energia. A situação mais séria foi no Bairro Poção, com a queda de um muro que derrubou também postes de energia.
Conforme a concessionária, cerca de 90% dos clientes já tiveram a energia religada, mas uma força-tarefa foi montada para resolver um percentual menor de problemas mais críticos.
Segundo a empresa, estão sendo feitas manobras na rede para reparos e isso pode provocar ainda oscilações no fornecimento de energia.
Ele ainda alertou para a importância de moradores não tocarem em fios, mesmo que sejam de telefonia, porque eles podem estar energizados.
Situação no interior
Em Marcelândia, Sinop, Lucas do Rio Verde, Colíder, Nova Canaã e Nova Mutum, rajadas de ventos e raios causaram o tombamento de árvores de grande porte – mais de 20 metros – sobre a rede, ocasionando o rompimento de cabos e queda de postes.
A Energisa esclareceu ainda que está em estado de atenção na região do Araguaia por causa de cheias de rios e atoleiros em estradas, o que tem aumentado o tempo de atuação das equipes em zonas rurais.
Em algumas regiões, segundo a empresa, as equipes estão chegando apenas de barco..
Fonte: Mídia News