Cultura

Programação prévia do Festival de Gramado terá filmes de estudantes

Publicado em

Cultura

Um dos destaques da programação prévia de mais um Festival de Gramado será realizado nestas quarta (12) e quinta-feira (13). Durante esses dois dias, o Palácio dos Festivais exibirá quase 40 filmes produzidos por estudantes dos ensinos médio e universitário dentro do Educavídeo.

Além dos filmes locais de alunos do Programa Municipal Escola de Cinema de Gramado, o Educavídeo vai receber a Segunda Mostra Nacional de Cinema Estudantil, reunindo 21 produções de curtas-metragens feitas por estudantes dos ensinos médio e fundamental de escolas de todo Brasil, e a nona Mostra de Cinema Universitário, com oito curtas de realizadores matriculados no ensino superior. As exibições serão gratuitas e começam a partir das 13h desta quarta-feira. 

O ator e diretor Silvio Guindane será o padrinho dos estudantes-cineastas que participam da edição 2026 do evento.

Educavídeo

Criado em 2011, o Programa Municipal Escola de Cinema Educavídeo Gramado, promovido pela Secretaria Municipal da Educação em parceria da Gramadotur, foi desenvolvido para promover a formação de adolescentes e jovens das escolas da rede de ensino da cidade gaúcha, inserindo o audiovisual como instrumento pedagógico. A ideia é a formação de público e o pensamento crítico, com a inclusão cinematográfica e audiovisual por meio de atividades como a apreciação e a produção de obras cinematográficas de forma coletiva, valorizando a cultura do cinema.

Festival de Cinema de Gramado

Este ano, a programação do Festival de Cinema de Gramado acontece até o dia 22 de agosto, no município da Serra Gaúcha. O homenageado com o Troféu Cidade de Gramado, que reconhece personalidades ligadas ao evento, será entregue ao ator, roteirista e diretor Marcos Caruso.

O tradicional tapete vermelho, que antecede a cerimônia de abertura de Gramado, será a partir das 17h, no Palácio dos Festivais, na próxima sexta-feira (14). Toda a programação do evento está disponível no site festivaldecinemadegramado.com.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Ouro Negro: espetáculo em Recife celebra os 100 anos de Moacir Santos

Publicados

em

Domingo (18) o palco do Teatro do Parque, em Recife, recebe um espetáculo que celebra o centenário do compositor, maestro, arranjador e multi-instrumentista pernambucano, Moacir Santos.

O musical “Canto e Encanto Pernambuco – Ouro Negro: 100 Anos de Moacir Santos” leva ao palco ritmos afro-brasileiros, influências do sertão e elementos do jazz que tornaram a obra do artista única. Além da música, o texto passeia por momentos marcantes de sua trajetória artística.

Autor do álbum clássico Coisas, lançado em 1965, e primeiro orquestrador negro da Rádio Nacional, Moacir deixou legado que inspirou outras referências da MPB como Baden Powell, João Donato, Sérgio Mendes, Paulinho da Viola e tantos outros.

Sua identidade musical ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento internacional quando ele passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1967. Por lá, lançou álbuns, continuou atuando como professor de música, fazendo parcerias com grandes nomes do jazz e da música instrumental; além de compor trilhas sonoras para filmes de Hollywood nas equipes de maestros como Henry Mancini.

 A montagem do Musical, reunindo mais de 80 jovens e professores, é resultado do trabalho social de iniciação à música do Núcleo Musical Irmã Scheilla desenvolvido pela Fraternidade Espírita Peixotinho desde 2010.

A encenação será às 16h e os ingressos para o espetáculo estão disponíveis na plataforma Sympla.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA