Cuiabá
Craques da Natureza mobiliza famílias para produção de mil mudas e encerra campanha de arborização em Cuiabá
Cuiabá
A última edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou reuniu crianças e famílias na manhã deste domingo (19), no Horto Florestal Tote Garcia, em Cuiabá.
Diferentemente das etapas anteriores, dedicadas ao plantio de árvores em diferentes bairros da capital, o encerramento levou o público para conhecer, na prática, como começa o processo de produção das mudas que futuramente serão utilizadas na arborização da cidade.
Durante a programação, os participantes prepararam a terra, plantaram sementes de espécies nativas e frutíferas, realizaram a primeira irrigação e acompanharam o acondicionamento das mudas na estufa. O Horto Florestal organizou estrutura para a produção de aproximadamente mil mudas ao longo da ação.
O evento também contou com atividades recreativas para as crianças, distribuição de pipoca e picolé, além da participação do programa Siminino, que promoveu integração entre educação ambiental e lazer para o público infantil.
Como incentivo, cada criança acompanhada por um responsável e que participou da produção de uma muda recebeu um pacote de figurinhas do álbum da Copa do Mundo.
A Prefeitura também realizou a doação de mudas para moradores interessados em contribuir com a arborização de quintais, calçadas e demais espaços urbanos.
O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero, destacou que a campanha buscou aproximar a população do processo de arborização e incentivar o cuidado com o meio ambiente desde a infância.
“Encerramos a campanha mostrando onde nasce a arborização de Cuiabá. As crianças participaram de todas as etapas da produção das mudas e entenderam que cada semente é uma árvore no futuro. Nosso objetivo é fortalecer a consciência ambiental e ampliar a participação da população na construção de uma cidade mais arborizada”, disse.
O Horto Florestal Tote Garcia é responsável pela produção das mudas utilizadas pela Prefeitura de Cuiabá, além do acompanhamento técnico, irrigação e manutenção das árvores implantadas nas vias públicas.
A iniciativa reforça as ações do município voltadas à ampliação da cobertura vegetal, à educação ambiental e à participação da comunidade na preservação dos espaços urbanos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá promove workshop para fortalecer liderança e gestão entre servidores
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (14), a partir das 8h, o Workshop de Mentoria da Prefeitura de Cuiabá, voltado ao desenvolvimento de secretários, secretários-adjuntos e diretores do município. A atividade foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e integra o Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá, coordenado pela Secretaria Adjunta de Formação do Servidor (SAFS).
O encontro teve como objetivo fortalecer as competências de liderança e gestão pública, com abordagens sobre comprometimento, gestão do tempo e inteligência emocional. A iniciativa também está alinhada às diretrizes relacionadas aos indicadores e às metas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Planejamento Estratégico do Município.
Para a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, o treinamento é importante para qualificar não apenas os processos de trabalho, mas também a forma como os gestores conduzem suas equipes.
“Um bom líder precisa entender que cada funcionário tem suas características, seus desafios e suas potencialidades. Por isso, esses treinamentos são fundamentais para que possamos acompanhar de perto nossas equipes, desenvolver as pessoas e liderar com sabedoria, equilíbrio e responsabilidade. Quando o gestor está preparado, ele consegue tomar decisões melhores e também contribui para um ambiente de trabalho mais eficiente”, destacou Deisi.
Durante a programação, os participantes também tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da organização, do comprometimento e do equilíbrio emocional no cotidiano da gestão pública. A proposta é contribuir para que os gestores estejam cada vez mais preparados para lidar com desafios, tomar decisões e conduzir suas equipes de maneira estratégica.
O Programa de Desenvolvimento da Prefeitura de Cuiabá busca aprimorar as competências gerenciais dos gestores municipais e fortalecer a qualidade da gestão pública, com foco no cumprimento de metas e no planejamento estratégico do município.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Entretenimento5 dias atrásZé Vaqueiro grava DVD em Belém com participações de grandes nomes da música
-
Cultura7 dias atrásTom Zé: o descobridor de sons completa 90 anos criando e compondo
-
Entretenimento5 dias atrásFafá de Belém emociona público em noite especial do Sarau durante o Círio de Nazaré
-
Polícia5 dias atrásForças de segurança de MT já frustraram 12 invasões de terras em 2026
-
Cultura5 dias atrásCírio de Nazaré: milhares de devotos visitam imagem de Nossa Senhora
-
Entretenimento7 dias atrásFora da TV, Eliana mostra habilidade na cozinha e ensina receita ‘irresistível’
-
Entretenimento6 dias atrásDuda Reis reúne registros fofos de momentos em família: ‘Últimos dias s2’
-
Polícia4 dias atrásPolícia Civil apreende adolescentes e recupera objetos furtados em Barra do Garças
