Cultura

Ceará tem Carnaval alternativo com tradicional festival de jazz

Publicado em

Cultura

A região de Maciço de Baturité, no Ceará, volta a ser refúgio da música durante o carnaval. Trata-se da 27ª edição do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, que acontece de 14 a 17 de fevereiro, transformando a cidade em um ponto de encontro cultural e de diversidade sonora. 

Gratuito, o evento reúne atrações cearenses, nacionais e internacionais em uma programação que passeia pelo jazz, blues, música instrumental brasileira e outras vertentes musicais.

⏩ Veja também: Nesta semana, Sem Censura segue programação especial com escolas de samba; assista

A proposta é oferecer um carnaval com trilha sonora diferente, em uma cidade pequena onde público e músicos compartilham experiências para além dos palcos. A diretora do Festival de Jazz e Blues, Maria Amélia Mamede, detalha a programação. 

“Entre os nomes estão a cantora, compositora e violonista Rosa Passos; o mineiro Beto Guedes; o instrumentista, cantor e compositor senegalês Momi Maiga; o paulista Fauzi Beydoun, e a voz marcante da lendária banda de reggae maranhense Tribo de Jah. Teremos também, de volta ao Festival de Jazz e Blues, o violonista Nicolas Krassik, e a jovem cantora Analu Sampaio, uma revelação descoberta por Roberto Menescal. E grandes representantes da música instrumental que se faz hoje no Ceará. Um deles, o multi-instrumentista Moacir Bedê, e o baterista Adriano Azevedo.”

Vale destacar que a formação cultural é um dos pilares do evento. O projeto “Música é para a Vida” promove oficinas e atividades de musicalização para crianças, jovens e comunidade, reforçando a música como ferramenta de educação, inclusão e transformação social. 

As ações acontecem em espaços como a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga e o Teatro Rachel de Queiroz.
 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Ouro Negro: espetáculo em Recife celebra os 100 anos de Moacir Santos

Publicados

em

Domingo (18) o palco do Teatro do Parque, em Recife, recebe um espetáculo que celebra o centenário do compositor, maestro, arranjador e multi-instrumentista pernambucano, Moacir Santos.

O musical “Canto e Encanto Pernambuco – Ouro Negro: 100 Anos de Moacir Santos” leva ao palco ritmos afro-brasileiros, influências do sertão e elementos do jazz que tornaram a obra do artista única. Além da música, o texto passeia por momentos marcantes de sua trajetória artística.

Autor do álbum clássico Coisas, lançado em 1965, e primeiro orquestrador negro da Rádio Nacional, Moacir deixou legado que inspirou outras referências da MPB como Baden Powell, João Donato, Sérgio Mendes, Paulinho da Viola e tantos outros.

Sua identidade musical ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento internacional quando ele passou a morar nos Estados Unidos a partir de 1967. Por lá, lançou álbuns, continuou atuando como professor de música, fazendo parcerias com grandes nomes do jazz e da música instrumental; além de compor trilhas sonoras para filmes de Hollywood nas equipes de maestros como Henry Mancini.

 A montagem do Musical, reunindo mais de 80 jovens e professores, é resultado do trabalho social de iniciação à música do Núcleo Musical Irmã Scheilla desenvolvido pela Fraternidade Espírita Peixotinho desde 2010.

A encenação será às 16h e os ingressos para o espetáculo estão disponíveis na plataforma Sympla.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA