Cuiabá

Cerca de 300 motociclistas recebem atendimento gratuito em evento da Semob

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), atendeu, neste sábado (26), 278 motociclistas, em evento alusivo ao Dia Nacional do Motociclista, celebrado neste domingo (27). Os participantes tiveram acesso a um checklist gratuito de suas motos, além de serviços de saúde e orientações sobre segurança no trânsito. A ação ocorreu no estacionamento do ginásio Aecim Tocantins, das 8h às 12h.

De acordo com a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, esta é a quarta edição da ação de conscientização, realizada em parceria com diversas empresas do setor automotivo, além de órgãos públicos e motoclubes de Cuiabá. Segundo a secretária, o objetivo é promover um momento de valorização ao motociclista, reforçando a importância da direção segura e do cuidado com a própria saúde e com as condições do veículo.

“Esse é um dia voltado à motoeducação. Não é uma blitz, mas sim um espaço de acolhimento e orientação. Queremos conscientizar o motociclista sobre o autocuidado, a prevenção de acidentes e o respeito à coletividade. Essa é uma prioridade da nossa gestão, e vamos desenvolver ações como essa durante todo o ano”, destacou a coronel Vânia.

Durante a ação, concessionárias parceiras, como a Honda Moto Raça e a Yamaha Motoforte, ofereceram checklist gratuito nas motocicletas, avaliando itens como pressão dos pneus, corrente e condições gerais. Em paralelo, instituições de saúde realizaram testes de glicemia e acuidade visual, e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) disponibilizou orientações sobre direção defensiva.

A coordenadora de Educação no Trânsito da Semob, Luciana Melo, explicou que a ação tem foco na prevenção de acidentes e na valorização da vida. “O evento busca promover a pilotagem segura e a manutenção preventiva tanto da moto quanto do próprio motociclista. Nosso objetivo é reduzir acidentes, especialmente entre jovens de 24 a 39 anos, faixa etária mais afetada por sinistros de trânsito”, afirmou.

O evento também contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da PMMT, Companhia RAIO, Instituto Visão Solidária, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, além dos motoclubes locais.

Para João Vitor, motociclista que participou da ação, o momento foi esclarecedor. “Recebi orientações muito importantes, principalmente sobre os riscos de beber e dirigir. Também aprendi sobre os valores das multas e as consequências de desrespeitar a lei. Essas informações são essenciais para quem anda todos os dias nas ruas, exposto aos perigos do trânsito”, relatou.

Segundo dados da Semob, Cuiabá registra, em média, quatro sinistros de trânsito por dia envolvendo motociclistas, o que representa cerca de 120 casos por mês. Em Mato Grosso, dados de 2023 apontam mais de 1.200 mortes no trânsito envolvendo condutores de motos.

#PraCegoVer

A imagem mostra a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, e sua equipe reunida com diversos parceiros, posando para foto durante o evento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Ceic José Nicolau passa a funcionar em novo endereço a partir desta quarta-feira

Publicados

em

O Centro de Educação Infantil e Creche (Ceic) José Nicolau passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (2), em novo endereço, na antiga escola Pe. Agostinho Colli, localizada na Rua Manoel Cavalcante Proença, s/nº, no bairro Goiabeiras. A unidade começa a receber as crianças e seus respectivos pais às 6h, em um espaço reestruturado e modernizado, com melhores condições para o atendimento da educação infantil.

Para garantir que tudo estivesse preparado para o primeiro dia no novo espaço, a equipe gestora do Ceic, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma força-tarefa nesta terça-feira (1º), organizando os ambientes, identificando os espaços, montando a decoração e realizando os últimos ajustes para a recepção das crianças.

A mudança encerra o funcionamento da unidade no antigo endereço, na Avenida Barão de Melgaço, onde o Ceic José Nicolau funcionou por nove anos. No novo espaço, a estrutura foi preparada para oferecer um ambiente mais acolhedor, arejado, iluminado e adequado às necessidades dos alunos.

A professora do maternal Edinéia Paes dos Santos, que atua há cinco anos na unidade, destacou que a mudança representa uma nova etapa para a comunidade escolar. A mudança representa o encerramento de um ciclo e o início de outro na história do Ceic José Nicolau. Do antigo espaço, ficam as boas lembranças, os vínculos construídos e os aprendizados acumulados ao longo dos anos. É um momento de transição e de muitas expectativas para todos nós”, disse.

Segundo Edinéia, o novo ambiente permitirá que os alunos tenham mais espaço e melhores condições para brincar, aprender e desenvolver suas atividades.“É um momento que nos enche o coração de entusiasmo e felicidade, de saber que nossas crianças vão ter um ambiente adequado para brincar, correr, se divertir e guardar momentos na memória delas em um lugar que foi feito para elas”, afirmou.

Ela acredita que a adaptação será gradual para crianças e profissionais. “As crianças ainda terão a memória do ambiente antigo e nós vamos, juntos, criar novos momentos afetivos aqui nesse novo espaço. É um momento de adequação tanto para as crianças quanto para nós”, explicou.

Para tornar a chegada ainda mais especial, a equipe preparou uma decoração de boas-vindas, com balões e um painel colorido. A proposta é fazer com que as crianças se sintam acolhidas e percebam o novo ambiente como um espaço de alegria e pertencimento.

A expectativa também tomou conta das famílias. Marielly Leidiane Lima, mãe de uma criança de dois anos e seis meses, conta que acompanhou com ansiedade, ajudou na mudança e comemora a oportunidade de ver a filha em um ambiente renovado.

“A gente ficou muito feliz. A família estava bem ansiosa com essa mudança. Ela ama vir para a creche. Não era por conta da estrutura antiga, era por conta do cuidado e da atenção que ela recebe. Eu acredito que agora, nesse novo espaço, isso vai ser muito mais intensificado”, relatou.

Para ela, o trabalho dos profissionais sempre foi um dos principais diferenciais da unidade e deverá ganhar ainda mais força com a nova estrutura.

“Você imagina agora nesse lugar bem cuidado, bem arejado, bem iluminado, como não vai ser a atenção dessas crianças. A gente está muito feliz com tudo isso que vai ser proporcionado para elas. É um grande passo para a creche”, afirmou.

A relação de confiança construída entre a família e os profissionais, segundo Marielly, é outro diferencial.

“Eu percebo o cuidado na hora que entrega, na hora que recebe. Isso é muito bom para a gente que é família. Eu estava bem apreensiva, e agora ela vem numa alegria, fica em casa cantarolando, lembra o nome dos amiguinhos. Isso é muito bom para a gente”, contou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA