Início Cidades Mãe denuncia agressão contra filho autista em escola de Cuiabá; polícia investiga

Mãe denuncia agressão contra filho autista em escola de Cuiabá; polícia investiga

9
0

Powered by WP Bannerize

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: OTMAR DE OLIVEIRA

Vídeo em que aluno autista é acuado em banheiro de escola e ameaçado viraliza e Polícia Civil investiga os fatos a partir da denúncia da mãe da vítima, um adolescente de 12 anos. Boletim de ocorrência foi formalizado pela mãe de E.O.E., depois de receber na noite do domingo (23) as imagens que tinham sido compartilhadas em um grupo do bairro onde mora e onde o filho estuda. As imagens chegaram a ela por meio de um sobrinho.

Viviana Mendes de Souza Oliveira também submeteu o filho a exame de corpo delito, pois segundo ele, no dia dos fatos foi atingido por um soco no peito. As imagens mostram outro aluno, do 9º ano, que também tem diagnóstico de problema neurológico, avançando para o box do banheiro em que a vítima se encontra e chutando a porta. Além do autor das ameaças, pelo menos outros 10 estudantes ocupam o pequeno espaço, inclusive o autor do vídeo que instiga a situação de conflito.

Segundo Viviana, os fatos teriam ocorrido no dia 12 de fevereiro, quando o filho chegou em casa contando que havia sido agredido na escola e relatou mais uma vez que era alvo de provocação de colegas. Disse que sofre bullying e é chamado de louco e ridicularizado por ter a ponta do dedo indicador direito mais curto devido uma amputação.

“Eu fui na escola no dia seguinte, quando disseram que várias testemunhas, inclusive funcionários da escola, relataram que era meu filho que provocou o outro menino. Mas pelo vídeo dá para perceber que meu filho é a vítima. Tudo aconteceu lá e ninguém fez nada para defender ele”, lamenta a mãe.

Nesta segunda-feira, ela procurou a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) para pedir uma investigação, pois teme pela segurança do adolescente. O menor, desde o ano passado, estuda em tempo integral na escola Estadual Antônio Epaminondas, mas, esse ano, ele continua sem suporte do Programa de Apoio Pedagógico e Inclusão (Papi).

O estudante, segundo a mãe, teve diagnóstico de autismo nível um de suporte confirmado aos 11 anos, após iniciada a investigação aos cinco anos. Ele toma dois medicamentos controlados e, segundo ela, não é agressivo. Geralmente, ele reage com choro quando confrontado ou ameaçado. A mãe disse que outras mães de portadores de autistas irão realizar um protesto diante da escola na tarde desta terça-feira.

Outro lado 

Direção e coordenação da escola Estadual Antônio Epaminondas salienta que teve acesso ao vídeo na noite do domingo, depois que a mãe enviou à equipe pedagógica. Ontem mesmo o pai do aluno que aparece chutando a porta do banheiro foi chamado e o estudante também foi ouvido. Segundo a diretora Geni Myashita, a equipe é comprometida e busca oferecer o melhor ambiente para os 197 alunos que permanecem em tempo integral na escola, entre 17h e 16h, evitando conflitos.

Salienta que o outro aluno também faz acompanhamento e que ele e o adolescente que disse ter sido ameaçado são inclusive amigos e participaram de projetos juntos no ano passado. A diretora diz que outros alunos já foram ouvidos, bem como servidores, apontando que a situação do conflito no banheiro evoluiu de provocações feitas pela própria vítima, no pátio, pouco antes.

A coordenadora pedagógica Ana Patrícia Sousa lamenta o fato, mas disse que é necessário ter muito cuidado com as imagens divulgadas, que mostram um recorte da situação que pode estar fora de contexto. Quanto ao professor de apoio para o estudante, por um erro no encaminhamento de laudo, foi negado o profissional pela Secretaria de Educação, mas o pedido está sendo refeito com o laudo atualizado e o aluno deverá contar com o profissional de apoio nos próximos dias.

Powered by WP Bannerize