Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
Em entrevista na manhã desta terça-feira (21), a secretária Municipal de Educação de Cuiabá, Evanilda Solange Dias, afirmou que a prefeitura não tem a estrutura necessária para atender todas as crianças de 0 a 4 anos. Ela ainda disse que assumiu uma secretaria cheia de dívidas, o que dificulta a abertura de vagas.
O prefeito Abilio Brunini e a secretária Evanilda Solange deram posse aos novos diretores, coordenadores e secretários das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches. Na ocasião, Evanilda comentou que recebeu uma secretaria com dificuldades.
“Nós temos um grande número de alunos e para o início do ano letivo, nós encontramos a Secretaria, (…) nós fizemos um levantamento e estamos garantindo que para o início do ano os contratos de merenda escolar estão garantidos, os alunos terão merenda. Está garantido o transporte e a infraestrutura, nós temos uma equipe de engenheiros que estão levantando e adequando, de forma que no dia 3 os alunos entrem em uma unidade que tenham condições de usar”, pontuou.
A secretária afirmou que o Município teve que alugar prédios para abrigar algumas escolas, em decorrência da falta de reforma ou demora na conclusão das obras. Apesar disso, ainda faltam vagas.
“Vocês sabem que nós não temos estrutura para atender todas as crianças de 0 a 4 anos, o déficit é grande e nós estamos fazendo um estudo de como atender essas crianças que não eram atendidas e nós não recebemos estrutura para atendê-las”, explicou.
Solange também disse que a Secretaria de Educação manteve a fila de espera para as matrículas, porém pontuou que as vagas que estavam disponíveis já foram preenchidas.
“Já foi tudo definido no ano passado. As vagas que se tinha, já foram abertas as matrículas via web e só depois, daqui a 4 ou 5 dias, depois que todas as matrículas forem confirmadas é que nós teremos o número para passar”, afirmou.