Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
Moradores de Paranatinga (373 km ao Sul) foram obrigados a abandonar suas casas às pressas nesta sexta-feira (17) após o Rio Paranatinga, que rodeia a cidade, transbordar devido às fortes chuvas ocorridas na cidade e na zona rural do município. Pelo menos 5 bairros foram alagados. Outras cidades do estado sofrem com o mesmo problema e 90 municípios têm alerta laranja para riscos de tempestade no fim de semana.
Em Paranatinga, ainda não há o número exato de famílias desabrigadas, mas o Corpo de Bombeiros atuou no resgate de algumas famílias. O prédio da Feira Municipal foi severamente afetada.
A prefeitura criou dois pontos de abrigo para as vítimas. O primeiro é igreja matriz, localizada no Centro, e outro é um ginásio localizado no bairro Vila Concórdia.
A ponte do anel viário e a ponte que liga o bairro Concórdia ao Centro já foram interditadas por estarem completamente cobertas por água.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas no local continuarão no sábado (18).
Temporais por todo o estado
Parantinga não foi o único município em Mato Grosso que sofreu consequências das fortes chuvas esta semana.
Nesta sexta-feira (17), parte da pista da Serra da Petrovina (próximo de Pedra Preta – 238 km ao Sul) foi interditada após chuvas causarem deslizamentos e queda de árvores.
Em Confresa (1160 km a Nordeste), também nesta sexta-feira (17) o prefeito, Ricardo Babinski, publicou nota em suas redes sociais comunicando que declarou situação de calamidade no município.
Balneário Estivado, em Nobres (146 km a Médio-Norte) também foi atingido e a água chegou próximo ao telhado de alguns quiosques do ponto turístico. O turismo na região em algumas atrações está temporariamente suspenso.
Na capital mato-grossense, o nível do Rio Cuiabá está sendo monitorado, pois se aproxima do nível de atenção, com uma “altura” de 4,5 metros. No último sábado (12), Cuiabá sofreu com alagamentos em diversas regiões após chuvas e famílias foram desabrigadas.
Em Rio Branco (356 km a Oeste), uma ponte foi levada pela cheia dos rios. O mesmo município, juntamente com Salto do Céu (371 km a Oeste) foram inundados pelas águas do Rio Branco na madrugada de terça-feira (14).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estabeleceu alerta laranja de perigo para o risco de tempestades em 90 cidades do estado somente neste fim de semana. A Defesa Civil do Estado também divulgou a previsão de chuva até 60mm/h e com ventos de 60-100 km/h.
Veja as 90 cidades em risco ao fim da matéria clicando aqui.