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Saiba quando chamar e como agir ao pedir socorro médico do Samu

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Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Secom-MT

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fornece orientações sobre quando acioná-lo e também para a conduta da pessoa que acompanha a vítima durante o processo de socorro médico.

De acordo com a coordenadora do Samu, Silvana Kruger, as instruções repassadas pelos médicos do serviço, por ligação telefônica, são essenciais para os primeiros socorros e podem evitar que a vítima vá a óbito ou tenha sequelas permanentes.

“É essencial que a vítima ou o seu acompanhante saiba passar as informações corretas do ocorrido, para que possamos passar as primeiras orientações a fim de estabilizar a vítima e dar as instruções à equipe que prestará o atendimento no local”, explicou.

O Samu atende a população em situações de urgência e emergência 24 horas por dia e atua de maneira integrada com os demais serviços de saúde, prestando o primeiro atendimento a pacientes em risco. O serviço é gratuito e fica disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do número 192.

Como devo me comportar ao acompanhar uma ocorrência do Samu?

  • Mantenha a calma;
  • Fiquei próximo à vítima;
  • Informe endereço, pontos de referência, idade, e se possível, doenças que o paciente possua;
  • Descreva com clareza o acontecido, para receber as orientações necessárias;
  • Siga as orientações passadas pelo médico.

Quando ligar para o Samu?

  • Problemas cardiorrespiratórios;
  • Queimaduras graves;
  • Dor forte no peito (infarto);
  • Engasgos;
  • Acidentes ou traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Acidentes de trânsito com vítimas;
  • Suspeita de infarto ou AVC;
  • Crises convulsivas;
  • Situações de urgência e emergência, com risco de morte ou sofrimento do paciente.

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