Início Cidades Defesa Civil faz análise de pontos de alagamento em Cuiabá

Defesa Civil faz análise de pontos de alagamento em Cuiabá

3
0

Powered by WP Bannerize

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução

Mapeamento de pontos de alagamentos devido às chuvas está sendo realizado pela Defesa Civil de Cuiabá para minimizar os problemas. Três pontos críticos já foram identificados, um deles, o crônico na avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, próximo à Praça Ipiranga. Conforme o secretário da Defesa Civil, Alessandro Borges Ferreira, um dos agravantes do alagamento na região é a quantidade de lixo descartada irregularmente pela população. Como medida imediata, além dos desentupimentos dos bueiros, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) vai instalar lixeiras na região.

‘Começamos a trabalhar há uma semana e focamos em algumas demandas urgentes, com este levantamento no local para saber exatamente o que estava acontecendo e quais são as medidas imediatas que poderiam ser tomadas para a situação minimizar. Até porque para fazer um trabalho estruturante, precisa de um prazo maior, fazer um estudo e uma obra para resolver de forma definitiva’, destacou.

Borges explicou que o que acontece é que quando cai uma chuva muito intensa, há uma necessidade dessa vazão nas galerias, que levam para um curso d’água.

Na vistoria da Prainha, o secretário comentou que toda água da chuva acaba acumulando no cruzamento com a Isaac Póvoas. ‘Constatamos muito lixo interrompendo as bocas de lobo. Então a Limpurb vai colocar cestas de lixo, vai fazer uma educação ambiental ali para conscientizar as pessoas a não jogar lixo no chão. É importante ressaltar que a sociedade tem que colaborar jogar lixo no lixo, porque todo o lixo está no chão, quando chove, é carregado pela chuva’, frisou.

O secretário pontuou ainda que os trabalhos de mapeamento seguem para identificar além dos alagamentos, áreas de risco e deslizamento. Mapear pessoas que vivem próximas de córregos, rios e pontes, tanto na área urbana quanto rural. ‘Esse levantamento é justamente para fazer as medidas preventivas, de recuperação, manutenção, justamente para quando chegar no período de chuva ou de seca tenha os danos reduzidos’, complementou.

 

Powered by WP Bannerize