Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Luiz Alves
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) notificou as empresas de transporte coletivo para que sejam regularizados os veículos e retirados de circulação todos aqueles com mais de 10 anos de fabricação. Atualmente, as empresas que atuam na prestação de serviços são a Caribus, VPAR, Rápido Cuiabá e Integração, que operam o transporte público na cidade.
A notificação vem após uma determinação do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini. De imediato, a Semob garantiu que, caso veículos irregulares sejam encontrados, eles poderão completar o trajeto com os passageiros, mas, ao chegar ao ponto final, serão encaminhados para as garagens e retirados de circulação.
“Já autorizei os fiscais a agirem de forma firme. Nenhum ônibus com mais de 10 anos vai circular em Cuiabá. Está no contrato e as empresas sabem disso. Não vamos permitir que elas coloquem a população em risco ou diminuam a qualidade do serviço. Vamos garantir que os passageiros completem suas viagens sem prejuízo, mas o veículo será multado e lacrado em seguida”, afirmou o prefeito.
Cuiabá conta atualmente com uma frota de 365 ônibus, dos quais 320 estão em operação diária e os demais são veículos de reserva. O prefeito explicou que a retirada de veículos irregulares não deve implicar na redução da frota disponível, já que as empresas têm obrigação contratual de substituir os veículos antigos por outros que atendam às especificações.
A fiscalização também fará com que todos os ônibus tenham a data de fabricação estampada, de forma visível, como já era exigido até 2019. Além disso, a Semob intensificará as vistorias. Além da idade máxima dos veículos, a qualidade de manutenção é um fator indispensável para garantir a segurança e conforto dos passageiros.
“Um ônibus com sete anos bem conservado pode estar em melhores condições que um de três anos mal cuidado. Não basta atender à exigência da idade, o veículo precisa estar em perfeitas condições de rodagem”, explicou Brunini.
Cerca de 50 agentes de transporte realizam fiscalizações diárias para verificar irregularidades em tempo real, como problemas no ar-condicionado, campainhas, janelas e outros itens de segurança e conforto. Em caso de irregularidades, a Semob notificará a empresa responsável pelo veículo irregular, solicitando uma justificativa e a regularização do problema.