Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
Pessoas que buscarem atendimento médico em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá deveram ser atendidos assim que chegar, independente de onde seja o posto e o bairro onde o paciente more. O prefeito Abilio Brunini (PL) determinou que o agendamento seja dispensado e a área de abrangência desconsiderada.
Em vídeo publicado em rede social, o gestor explicou a mudança, que se aplica às UBS’s. Situações mais graves devem ser encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que também prestarão socorro aos pacientes com classificação verde (menos urgente).
“Equipes médicas e de enfermagem de todas as unidades básicas de saúde e postos de saúde, atendam a todos sem necessidade de agendamento, desde o primeiro horário de abertura do dia até o horário final do expediente”, escreveu em sua publicação.
Atualmente, a saúde pública é um dos principais problemas em Cuiabá. Falta de médicos e de insumos para atendimentos são queixas corriqueiras entre a população, que se vê desamparada.
Ainda na publicação, o gestor comunicou penalidade a quem desobedecer à orientação de atendimento.
“Equipe de unidade básica de saúde que recusar fazer atendimento será trocada. A saúde básica tem como obrigação auxiliar as UPAs”, garantiu.