Pesquisa aponta liderança de Botelho em Cuiabá com 47,42% dos votos válidos; Lúdio 22,78%; Abílio tem 21,62%
Danilo Figueiredo
O candidato à Prefeitura de Cuiabá, Eduardo Botelho (União Brasil), continua sendo o mais lembrado pela população cuiabana, através dos institutos de pesquisa divulgados, que avaliam a popularidade dos candidatos ao Palácio Alencastro.
Na manhã desta quinta-feira (3), faltando pouco menos de três dias para a eleição, o Instituto Sensor divulgou mais uma rodada de pesquisa, confirmando a preferência da maioria da população cuiabana pela candidatura de Botelho.
Na soma total dos votos válidos, quando não se conta brancos e nulos, Botelho aparece com 47,42%. Na sequência, Lúdio Cabral (PT) aparece com 22,78%, Abílio Brunini (PL) tem 21,62%, e Domingos Kennedy (MDB) pontuou em último com 8,18%.
Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 2,83%, existe a possibilidade de Botelho alcançar mais de 50% dos votos e conquistar a vitória nas urnas no primeiro turno.
A pesquisa estimulada, quando os candidatos foram apresentados ao eleitor entrevistado, Botelho continua liderando com 39,66% dos votos, seguido por Lúdio com 19,33%. Abílio Brunini, com 18,15%, e Domingos Kennedy, com 7,10%, fecham a lista. Indecisos somam 9,33%, enquanto brancos e nulos pontuaram com 6,62%.
Na espontânea, quando o eleitor entrevistado não tem auxílio para escolher um candidato, Botelho foi o mais lembrado por 37,61% dos eleitores. Lúdio Cabral, com 17,17%, e Abílio Brunini com 16,84%, aparecem tecnicamente empatados na segunda colocação. Domingos Kennedy foi o menos lembrado, pontuando apenas com 6,54%. Eleitores indecisos somam 13,65%, enquanto brancos e nulos somam 8,18%.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa ouviu, entre os dias 27/9 a 02/10, 1.200 pessoas de todas as regiões de Cuiabá, seguindo o modelo do plano de abairramento da prefeitura da capital, tendo como referência todas as quotas definidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e censo do IBGE. O nível de confiança é de 95%, a margem de erro é de 2,83%, para mais ou para menos, e foi registrada com o número MT-02293/2024.
Preferência Popular por Botelho
Além dos relevantes serviços prestados à Cuiabá como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, como o apoio à política de regularização fundiária (entrega de títulos de propriedade residencial), Botelho conta com o apoio da grande maioria dos deputados estaduais e federais, dos senadores Margareth Buzetti e Jayme Campos, e principalmente, do governador Mauro Mendes, pela boa gestão à frente do governo do Estado, e que acena como parceiro de Botelho para ajudar a resolver os problemas da capital.
Somado a isso, Botelho, que tem como vice o médico Marcelo Sandrin (Republicanos), conta com um programa de governo robusto, que visa sanar os problemas na área da Saúde e da Infraestrutura Asfáltica de Cuiabá, que há tempos faz com que a população cuiabana sofra com os inúmeros buracos. Esses são os principais fatores que têm contribuído para liderança de Botelho em todas as pesquisas divulgadas.