Início Cidades Médicos Hospital Municipal São Benedito ameaçam greve por falta de pagamento

Médicos Hospital Municipal São Benedito ameaçam greve por falta de pagamento

153
0

Powered by WP Bannerize

Médicos plantonistas da enfermaria e unidades de terapia intensiva (UTIs) do Hospital Municipal São Benedito de Cuiabá (HMSB) alegam não receber seus salários desde novembro de 2022 e ameaçam paralisação.

A denúncia recebida pelo GD, partiu de um dos funcionários que estão sem receber. Por segurança, a fonte preferiu não se identificar.

No HMSB, a empresa responsável pela contratação dos profissionais é a Med Wuicik Servicos Medicos Ltda, que tem escritório em Jaguariaiva (PR).

Um documento interno foi obtido com exclusividade pelo GD. Nele, os médicos afirmam que a situação não é nova, sendo algo reincidente. No comunicado, os funcionários relembraram os casos  de falta de pagamento durante a pandemia de covid-19, quando empresas terceirizadas não faziam o repasse para os colaboradores.

“No último mês foram feitas inúmeras cobranças a empresas supracitadas referente ao pagamento dos 4 meses atrasados (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro). O atraso no pagamento dos médicos deste hospital tem se tornado um evento recorrente há anos, apesar das cobranças extenuantes e sem êxito por parte do corpo clínico, culminando, inexoravelmente em um sentimento de extrema insegurança de que a empresa Med Wuicik honrará seus contratos”, afirmam os servidores no documento.

No texto, eles ainda solicitam que o pagamento de seus honorários de novembro sejam regularizados até hoje (6). Caso contrário, uma paralisação será realizada na terça-feira (7), às 7h. O prazo para que os vencimentos de dezembro sejam regularizados é até 15 de março, se os salários não forem pagos, uma nova paralisação poderá ser realizada no dia seguinte (16), às 7h.

Em carta, os médicos ressaltaram que o HMSB é referência para o tratamento de desordens neurológicas e ortopédicas, tais como politraumas decorrentes de acidentes automobilísticos, fraturas, quedas, AVC, derrame, etc.

Outro lado

Em nota, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pelo Hospital Municipal São Benedito, afirmou que os repasses foram feitos à empresa terceirizada Med Wuicik Servicos Medicos Ltda.

 A direção da Empresa Cuiabana de Saúde Pública informa que é mentirosa a informação quanto à falta de repasses para médicos e plantonistas das enfermarias e UTIs do Hospital Municipal São Benedito.

Em dezembro de 2022 foi realizado repasse à empresa terceirizada, que presta serviços médicos no Hospital Municipal São Benedito;

A ECSP reforça que segue o trâmite contratual celebrado com a empresa terceirizada, que estipula prazo de 90 dias para a realização dos pagamentos.

 – Ressalta que é de responsabilidade da empresa contratada o repasse aos médicos.

 Med Wuicik

Em ofício, a Med Wuicik – Serviços Medicos Ltda, se comprometeu a regularizar os repasses de novembro até quarta-feira (8) e os de dezembro até a próxima segunda-feira (13).

 “Cabe ressaltar que, os contratos mantidos pela Med Wuicik junto a Empresa Cuiabana de Saúde Pública são de gestão integral dos leitos, para tanto, além dos pagamentos referentes aos plantões médicos existem outras despesas, tais como funcionários, CLT, compras de materiais, insumos e medicamentos, bem como manter toda uma estrutura de almoxarifado, e escritório administrativo, o que demanda o aporte de capital de giro substancial. Isto posto, enfatizamos que, a Med Wuicik zela por seus todos os seus compromissos, e todos irão receber corretamente pelos serviços prestados”, finalizou.

Fonte: Gazeta Digital

Powered by WP Bannerize