com este propósito os 87 idosos acolhidos na Fundação Abrigo do Bom Jesus recebem, nesta sexta feira (27), às 14 horas, colaboradores da Associação Viva Mato Grosso, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Oscip, que vão promover diversas ações de promoção de saúde do idoso.
Uma das atividades importantes será a presença da psicanalista contratada pela Oscip, dra Olicéia Ponciane que com o apoio do corpo técnico do Abrigo, estará entrevistando e avaliando a saúde mental de alguns idosos. De acordo com o gestor da Fundação Abrigo Bom Jesus, Emerson Cassio Fernandes dos Santos, o laudo psiquiátrico é o atestado de sanidade mental do idoso que permite a ele ser ou não ser curatelado.
Hoje, a Fundação tem a curatela de mais de 30 idosos. E alguns outros são curatelados por seus familiares. A curatela de idoso, é uma forma de protegê-lo, por não possuir a capacidade necessária de tomar decisões do seu cotidiano.
O Projeto Vida que Te Quero Vida, ainda, contemplará ainda uma tarde de palestra para os cuidadores do Abrigo sobre autoestima, cuidados e melhor convívio por meio de dinâmicas e palavras motivacionais.
Uma oportunidade, segundo o gestor Emerson Cassio, de trabalhar relacionamento interpessoal e outras abordagens. Outra atividade que será disponibilizada é a aferição da pressão arterial e glicemia nos idosos.
O Abrigo
A Fundação Abrigo do Bom Jesus, uma das mais antigas entidades beneficentes, completa 83 anos, no próximo dia primeiro de fevereiro, e é mantido por doações da sociedade. Hoje, cerca de 87 idosos são acolhidos na entidade, com diferentes graus de dependência.
E para os devidos cuidados, durante 24 horas, o Abrigo conta no corpo funcional com enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicóloga, nutricionista, assistentes sociais e 24 cuidadores. Além da equipe de apoio administrativo.
O município de Cuiabá, a exemplo da maior parte das prefeituras de Mato Grosso, não dispõe de uma instituição de longa permanência para idosos, o que justifica o número crescente de idosos que chegam com grande frequência ao Abrigo do Bom Jesus, na sua maioria, abandonados pelos familiares.
Serviço
Para doações e agendamento para visitas, o telefone é 65-98112-0188. Para doações, o pix é o cnpj da instituição 03.483.351/0001-99.
Fonte: Gazeta Digital