Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aplicou multa de R$ 10 à pessoa responsável por tingir de azul uma cachoeira do município de Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá) no último final de semana durante um chá revelação.
O caso, conforme noticiado pela reportagem, rapidamente viralizou após publicação da cerimônia nas redes sociais. Com diversas críticas negativas voltadas à atitude do casal, a situação rompeu as fronteiras do estado e se tornou tema de discussão nacional e internacional.
Em nota divulgada à imprensa na tarde desta sexta-feira (30), a Sema informou a aplicação da multa contra o responsável por conta do lançamento da substância azul que coloriu as águas da cachoeira Queima-Pé.
“O familiar do casal prestou esclarecimentos à equipe da Sema-MT nesta quinta-feira (29), e informou ser o responsável pelo lançamento de substância utilizada como corante para tingimento de cascatas e piscinas, denominada ‘Lago Azul'”, narra trecho da nota.
Ainda segundo o comunicado, a ação foi enquadrada no artigo 62 do decreto federal nº 6514/2008, que considera infração ambiental lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasoso em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos.
Fonte: Gazeta Digital