Cerca de 150 famílias foram retiradas de suas moradias improvisadas após determinação judicial de reintegração de posse, que foi cumprida nesta terça-feira (19), no Bairro Altos do Ubirajara, em Cuiabá.
De acordo com o líder dos moradores, Valderi Nunes, a ordem de reintegração de posse foi cumprida sem a presença de um oficial de Justiça e da Secretaria de Assistência Social.
Registros pela manhã mostram que um grupo de moradores resistiram à desocupação.
“Nós só tínhamos uma decisão, na qual constava que eles [a polícia e oficiais de justiça] podiam vir a qualquer momento. Mas tinha que ter uma data para que as famílias pudessem sair com maior tranquilidade, não dessa forma que estão querendo tirar a gente daqui”, disse Valderi em vídeo divulgado nas redes sociais.
“Querem que a gente já tire os móveis dali [das casas] ou a máquina passe destruindo”, completou.
Um ponto de conflito no cumprimento da ordem está relacionado à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que suspendeu até 30 de junho deste ano a lei aprovada pelo Congresso contra despejos e desocupações em razão da pandemia.
Em nota, a Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá informou que cerca de 300 pessoas vivem no local.
A Pasta informou que “irá ofertar suporte para que as cerca de 159 famílias em situação de vulnerabilidade social sejam encaminhadas para o Centro Esportivo João Balduíno Curvo, no bairro Quilombo, em caráter emergencial”.
Fonte: Mídia News