A polonesa Iga Swiatek, segunda favorita ao título do Masters de Miami, venceu com tranquilidade a suíça Viktorjia Golubic, 42ª, na estreia e se garantiu como a nova número 1 do mundo na próxima segunda-feira substituindo a australiana Ashleigh Barty,
Com a aposentadoria surpreendente da australiana anunciada nesta semana, Swiatek viveu dois dias pressiona com a informação de que se vencesse Golubic garantiria o número 1 do mundo. Assim, sem demonstrar nervosismo, entrou em quadra e precisou de 1h14 para fechar o placar em 6/2 6/0 e avançar às oitavas de final, onde enfrenta a local Madison Brengle, 59ª, que vem de vitória sobre a russa Liudmila Samsonova, 30ª, em 6/4 6/0.
Aos 20 anos, Swiatek tornou-se a primeira polonesa a ser número 1 do mundo no tênis feminino.
A jovem, campeã de Roland Garros 2020, foi apontada por Barty como a sucessora perfeita: “Não há melhor pessoa [para ocupar o Nº1]. O modo como ela trouxe essa energia fresca e destemida para a quadra foi incrível.”, disse ela em entrevista ao site da WTA. “Espero que ela possa conquistar e ainda ser ela, fazer do seu jeito e realmente perseguir o que ela procura em sua carreira e seus sonhos”, declarou Barty.
Fonte: Esportes R7