Ex-ministro e ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PP) defendeu uma possível candidatura à reeleição de Mauro Mendes (União Brasil) ao Palácio Paiaguás.
“É difícil não ser [candidato à reeleição]. Agora, ele tem a liberdade de escolha”, disse Blairo à imprensa na quinta-feira (10) após se reunir com Mendes no Palácio Paiaguás.
O atual governador vem fazendo mistério sobre a possibilidade de ir à reeleição neste ano. O prazo dado por ele para o anúncio é o início de abril.
Governador por dois mandatos consecutivos, Blairo revelou ser “muito difícil” enfrentar uma disputa pela segunda vez, mas disse que, em caso de uma recuada de Mendes, ele o entenderia.
“É muito difícil não disputar uma reeleição. Se o Mauro tomar a decisão, lá na frente, e disser que não vai ser candidato, terá meu apoio. Com pesar, porque faz um ótimo governo, cuida do Estado muito bem”, elogiou.
Após a análise, no entanto, Blairo ponderou: “Mas eu, particularmente, não disputaria”.
Fardo
Blairo opinou, porém, ser contrário à reeleição nos cargos eletivos. Ele, que esteve à frente do governo de 2003 a 2010, classificou o pleito como “fardo” e disse que o segundo mandato é “meio cinza”.
“A reeleição é um fardo bastante grande para quem exerce esse cargo. É muito pesado. Os primeiros quatro anos são um desafio. Você não conhece bem a estrutura, e desafia aquilo no dia a dia”, explicou.
“Depois, quando chega no segundo mandado, fica tudo meio cinza. Você já conhece todos os limites. Nos dois anos finais você tem que começar a desacelerar, porque tem as regras de entregar um governo. Um pouso de um voo de governo requer cuidado”, afirmou.
Fonte: Mídia News