A informação de que existem R$ 8 bilhões esquecidos em contas bancárias despertou a curiosidade e animou correntistas em todo o Brasil. Mas também despertou a cobiça de bandidos, que já começam a aplicar golpes, inclusive em Mato Grosso.
O delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, Ruy Guilherme Peral, alertou sobre os cuidados para não cair nos golpes.
“Já temos registrados casos no nosso Estado, bem como temos tomado conhecimento que tem ocorrido no Brasil todo”, disse.
Segundo dados da PSafe – empresa de segurança digital que realiza levantamentos na área – já são mais de 1 milhão de vítimas em todo o País, a partir da análise de três falsos sites.
Número bastante expressivo, levando em conta que se trata de uma modalidade que surgiu há menos de um mês com o anúncio do Banco Central, no dia 24 de janeiro, de que consumidores poderiam reaver “dinheiro esquecido” nos bancos.
Os criminosos, de acordo com o delegado, divulgam links de falsos sites para realizar a consulta de valores a regatar junto ao Banco Central. “Nesses falsos sites, o cidadão preenche seus dados, ou seja, fornece dados sigilosos para os criminosos”.
Em outras situações, a pessoa pode receber um código de seis dígitos no celular, que se informado aos criminosos eles podem clonar o Whatsapp de quem forneceu o dado.
O banco central e nenhuma outra instituição financeira vai fazer contato com o cidadão via telefone, via mensagem de Whattsapp, não vai enviar link. Se alguém fizer contato falando de valores a receber, é mentira, é golpe
“Além disso, os criminosos criam outras histórias para poder enganar a vítima”.
Em alguns casos, os criminosos ligam se fazendo passar por atendentes do Banco Central.
Na maioria das vezes o objetivo é a coleta de dados para a aplicação dos golpes, mas já há registro de situações em que os criminosos solicitaram o depósito de valores para a suposta liberação da quantia a receber. “Aí é onde o cidadão cai no golpe, porque além de expor seus dados ele perde dinheiro”.
Como consultar valores a receber Junto ao Banco Central?
Por ingenuidade e, principalmente, pela falta de informação das pessoas, os criminosos encontram nas redes terreno fértil para aplicar os seus golpes.
Com relação a essa nova modalidade envolvendo o resgate de valores junto ao Banco Central, o cidadão deve ficar atento a algumas dicas.
A primeira delas e, talvez, a mais importante é que em hipótese alguma um funcionário do Banco entrará em contato para tratar do assunto.
“O Banco Central e nenhuma outra instituição financeira vai fazer contato com o cidadão via telefone, via mensagem de Whattsapp, não vai enviar link. Se alguém fizer contato falando de valores a receber, é mentira, é golpe”.
O único site pelo qual o cidadão pode fazer a conferência de valores a receber é o: https://valoresareceber.bcb.gov.br
Mesmo que o cidadão tenha algum valor para receber, esse montante não será explicitado em uma primeira consulta.
“Vai aparecer uma data onde ele realizará uma segunda consulta, aí sim ele vai indicar uma conta corrente para poder depois receber. É importante que o cidadão tenha também cadastro no site do GOV. BR“, diz o delegado.
Caiu no golpe? Saiba o que fazer
Caso a pessoa caia no golpe ela pode registrar um boletim de ocorrência no site virtual da Polícia Civil AQUI. Ou ligar no 197 e denunciar o crime para que as devidas providências sejam tomadas”.
“O cidadão deve compartilhar essas informações com o maior número de pessoas possíveis. A informação é a arma mais poderosa em combate aos golpes praticados pela internet. Porque um cidadão bem informado é um cidadão que não vai cair em golpe”, finalizou.
Fonte: Mídia News