A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), as primeiras doses da Vacina Coronavac, para a imunização do grupo prioritário especificado pelo Ministério da Saúde, que no caso são os profissionais da saúde, que estão na linha de frente de combate ao Covid-19.
Ao total, 121 doses foram enviadas ao município, neste primeiro momento da campanha, de vacinação contra o Coronavírus.
O ato simbólico de vacinação, foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS), Manoel Júlio Pedroso, às 15hs da tarde desta sexta-feira (22).
A segunda remessa das vacinas, está prevista para chegarem nos próximos 15 dias, quando serão aplicadas a segunda dose nos profissionais de saúde, que se vacinaram na primeira etapa.
Para o secretário Hamilton silva, a vacinação é um passo muito importante para a sociedade, mostra que aos poucos as situações estão voltando as normalidades.
“É um passo muito importante para a sociedade, estamos em uma situação crítica, mas que com a chegada das vacinas, é um ponto de luz no fim do túnel, mesmo sabendo que o processo é lento, mas é uma esperança para que as situações voltem às normalidades”, afirmou Hamilton.
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Rômulo Queiroz falou da importância deste dia, já que o início da vacinação, representa o retorno da normalidade, para muitos setores que sofreram, devido o período de isolamento social, fechamento de comércios, restrições para muitas atividades.
“Graças a Deus a vacina chegou, nós da Câmara Municipal estamos a disposição da Prefeitura, para trabalharmos juntos em benefício da nossa população”, declarou Rominho.
A prefeita Francieli Magalhães, não poupou elogios aos servidores da saúde, que trabalharam desde o início da pandemia, na comissão de enfrentamento das unidades de saúde, cuidando dos pacientes e salvando vidas.
“Vivemos um momento histórico, eu fui acometida por esta terrível doença e sei o quanto é importante o bom atendimento dos profissionais da saúde, fui muito bem tratada, depois fiquei 14 dias em isolamento em casa, e graças a Deus estou aqui trabalhando, participando deste ato tão importante, que é a vacinação contra a Covid-19”, explicou Francieli.
Mesmo com o início da vacinação, a prefeita ainda alertou sobre a continuidade dos cuidados de prevenção e combate ao Covid-19, com o contínuo uso das máscaras, álcool 70% e evitar as aglomerações.
As primeiras pessoas a serem vacinadas em Santo Antônio de Leverger:
Bruno Alexandre Barbosa – Médico
Inalda Regina de Moraes – Recepcionista
Margarete Siqueira de Arruda – Enfermeira
Felismina Silva de Souza – Enfermeira
Camila de Arruda Cardoso – Bióloga e Farmacêutica
Marcelo Miguel Melo – Motorista da Saúde.
Por Jota Jota
Fotos: Jota Jota/ Lauro Nazário