Música, literatura e artes plásticas de Mato Grosso nem sempre estão disponíveis para conhecermos. Mas que tal participar um dos maiores eventos de cultura mato-grossense, com exposições, shows, lançamento de livros, arte circense e muito mais? A oportunidade é o Master Literário, evento que está no terceiro ano e será realizado em 15 de setembro, onde serão homenageados sete artistas regionais. E o melhor: é gratuito e voltado para público de todas as idades, de crianças a idosos!
Diretor pedagógico do Colégio Master, instituição realizadora do evento, o professor Paulo Andrade explica que o evento surgiu para dar oportunidade para que os alunos e também a sociedade conheçam mais da cultura do estado. “Muitos músicos, escritores e artistas plásticos estão fora da mídia e as pessoas não tem oportunidade de conhecê-los. A proposta do Master Literário é ter o contato direto e com as obras de autores e artistas. Queremos convidar todos a participarem desse evento, a trazerem os filhos e a desfrutar da nossa cultura. O evento é para toda a sociedade”.
Andrade também conta que a angústia dele sobre a divulgação da cultura mato-grossense começou quando a prova do Enem passou a ser unificada. Todos os alunos de Norte a Sul, Leste a Oeste do país, passaram a fazer a mesma prova e, com isso, houve uma perda para a cultura local, quando os estudantes e avaliadores deixaram de cobrar história, literatura e geografia regional, por exemplo.
“Como a prova é nacional não são cobradas as particularidades de cada região. Sempre tive essa crítica ao Enem para que a prova seja regionalizada, porque o Brasil é um país muito grande, e apesar de ser muito bem elaborada, como um aluno do Rio Grande do Sul que tem a sua própria cultura vai fazer a mesma prova que um aluno do Pará, que tem uma cultura totalmente diferente? Se não vai cair no Enem, o aluno não quer estudar, contudo a prova do Enem é um evento e a cultura é para a vida”, disse o diretor do Master.
Assim nasceu a ideia do Master Literário. E com a preparação para o evento, os estudantes do 9º, 1º e 2º ano se envolvem na pesquisa sobre o autor e por meio desse mergulho cultural elaboram todo o material para as exposições ao público em geral, seja estudantes e a população em geral interessada em cultura.
A programação não é fixa, cada participante escolhe que atividades fará, que podem ser as exposições fixas sobre os artistas e autores homenageados, e também as atrações, que incluem shows, apresentações, palestras, oficinas, venda e troca de livros, além de rodas de conversa. Receberão homenagens nessa edição o arquiteto José Afonso Portocarrero, o produtor cultural DJ Taba, a artista plástica Lua Brandão, a regente Dorit Kolling, o escritor Santiago Santos, o músico Billy Spíndola e, em memória, o escritor Manoel de Barros.
“A comissão organizadora escolhe os homenageados a partir do papel de cada um na cultura mato-grossense. Porque quando nós homenageamos o DJ Taba, por exemplo, estamos homenageando os movimentos sociais e o hip hop, e não somente a pessoa. São pessoas extraordinárias, que provavelmente as pessoas não teriam oportunidade de conhecer se não fosse o evento”, afirma o professor Bidu.
O Master Literário ocorre no dia 15 de setembro, das 12 às 18 horas no Colégio Master, localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 255, no bairro Areão, em Cuiabá. Para participar basta fazer a inscrição no link https://www.eventbrite.com.br/e/master-literario-2018-tradicao-e-modernidade-tickets-49134444446?aff=erelexpmlt.